artigos

50 vezes maior que o nosso planeta, “Super Terra” é descoberta por astrônomos

Uma “Super Terra”, localizada perto de uma das estrelas mais antigas da galáxia, pegou uma equipe de cientistas caçadores de planetas de surpresa recentemente. A descoberta de um planeta quente e rochoso é quase que uma esperança pra humanidade.

O planeta é cerca de 50 vezes maior do que o nosso planeta, e não precisa de 24 horas para girar ao redor da sua órbita.

“Para cada dia que você está na Terra, este planeta orbita sua estrela duas vezes”, disse o astrofísico planetário da Universidade da Califórnia Riverside e membro da equipe responsável pela descoberta, Stephen Kane.

Um dos motivos para a curta órbita é a proximidade do planeta de sua estrela, o que também cria um calor incrível no planeta.

A temperatura média da superfície da Super Terra é estimada em mais de 2.000 graus Kelvin – algo em torno de 1700 graus celsius – impossível para abrigar a vida como conhecemos, embora estudos tenha revelado que no passado possa ter sido possível a existência de humanos por lá.

Além disso, Kane também declarou que embora o planeta tenha aproximadamente três vezes a massa da Terra, a equipe calculou e chegou à conclusão que a sua densidade é igual da Terra.

Batizado de TOI-561b, o planeta e suas observações adicionais feitas pela equipe foram aceitas e publicadas no Astronomical Journal.

“TOI-561b é um dos planetas rochosos mais antigos já descobertos”, descreveu Lauren Weiss, colega de pós-doutorado e líder de equipe da Universidade do Havaí.

“Sua existência mostra que o universo vem formando planetas rochosos quase desde seu início, há 14 bilhões de anos.”, acrescentou.

Nas observações contidas nos estudos dos cientistas: “As informações sobre o interior de um planeta nos dão uma ideia se a superfície do planeta é habitável pela vida como a conhecemos”, revelou Kane.

“Embora seja improvável que este planeta em particular seja habitado hoje, ele pode ser o prenúncio de muitos mundos rochosos ainda a serem descobertos em torno das estrelas mais antigas de nossa galáxia.” concluiu.

Com informações Universidade da Califórnia
Foto: Observatório WM Keck / Adam Makarenko)

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

View Comments

  • Com todo o respeito pelas descobertas cientificas, inevitável não olhar com o telescópio para dentro da Terra mesmo, mergulhada em pandemias, miséria, guerras fratricidas, diferencas sociais, preconceitos religiosos e politicos, sofrimento e luto. Florestas devastadas e aquíferos contaminados, espécies animais em extinção ameaçadas pela caça impiedosa, garimpos ilegais e comunidades indígenas e congêneres exploradas e/ou dizimadas pela fome voraz da ambição, egoismo e desamor. Holocaustos e carnificina, homens e mulheres bomba matando e se matando em nome de Deus. Entre as estrelas do Céu e os planetas do Universo não estão as respostas, nem o remédio que, na Terra mesmo se encontra para salva-la. Não LÁ. Pelo menos até se salvarem todos, NÃO LÁ.

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

22 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

23 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago