curiosidades

Único brasileiro sobrevivente do Holocausto, Andor Stern, morre aos 94 anos

Andor Stern, considerado o único brasileiro sobrevivente do Holocausto, faleceu nesta quinta-feira (07), aos seus 94 anos. A informação foi dada em um comunicado oficial nas redes sociais.

Os familiares de Stern agradeceram o carinho dos milhares de seguidores do homem e contaram que ele morreu em sua residência, em São Paulo. O motivo não foi divulgado.

 

“Nossa família agradece desde já por todas as mensagens de apoio e palavras de carinho. Andor dedicou grande parte de seu tempo às suas palestras sobre o Holocausto, ensinando os horrores do período para que não se neguem nem se repitam, e motivando as pessoas a valorizarem e agradecerem a vida e a liberdade. O carinho de vocês sempre foi muito importante para ele”, escreveu a família.

Andor Stern nasceu em 1928, em São Paulo, mas se mudou para a Hungria quando ainda criança, junto de seus pais. Teve a infância tranquila, mas, tudo mudou no anos de 1939, com a Invasão da Polônia por Adolf Hitler e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra em andamento e o posicionamento do Brasil ao lado dos aliados, ele foi considerado inimigo de Estado e entregue às autoridades húngaras.

No ano de 1944, Stern, sua mãe, seus avós, seu tio e sua tia grávida foram levados para Auschwitz no mesmo trem, sendo separados quando chegaram no campo de extermínio. Todos da família de Stern foram mortos na câmara de gás. O homem ainda tinha os números de identificação do campo de concentração em seu braço: 83892.

Como um suspiro de alívio no fim da guerra em 1945, Stern conquistou sua liberdade novamente. Viveu mais três anos na Hungria e, em seguida, retornou ao Brasil.

Andor Stern deixa cinco filhos, netos e bisnetos. A sua história foi registrada na biografia: “Uma Estrela na Escuridão”, de autoria do historiador Gabriel Davi Pierin. O livro também foi adaptado para os quadrinhos.

 

Foto de capa: Divulgação/ Vídeo/ Aventuras na História

Com informações de Yahoo

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago