Único brasileiro sobrevivente do Holocausto, Andor Stern, morre aos 94 anos

Andor Stern, considerado o único brasileiro sobrevivente do Holocausto, faleceu nesta quinta-feira (07), aos seus 94 anos. A informação foi dada em um comunicado oficial nas redes sociais.

Os familiares de Stern agradeceram o carinho dos milhares de seguidores do homem e contaram que ele morreu em sua residência, em São Paulo. O motivo não foi divulgado.

asomadetodosafetos.com - Único brasileiro sobrevivente do Holocausto, Andor Stern, morre aos 94 anos
Foto: Divulgação

 

“Nossa família agradece desde já por todas as mensagens de apoio e palavras de carinho. Andor dedicou grande parte de seu tempo às suas palestras sobre o Holocausto, ensinando os horrores do período para que não se neguem nem se repitam, e motivando as pessoas a valorizarem e agradecerem a vida e a liberdade. O carinho de vocês sempre foi muito importante para ele”, escreveu a família.

Andor Stern nasceu em 1928, em São Paulo, mas se mudou para a Hungria quando ainda criança, junto de seus pais. Teve a infância tranquila, mas, tudo mudou no anos de 1939, com a Invasão da Polônia por Adolf Hitler e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra em andamento e o posicionamento do Brasil ao lado dos aliados, ele foi considerado inimigo de Estado e entregue às autoridades húngaras.

No ano de 1944, Stern, sua mãe, seus avós, seu tio e sua tia grávida foram levados para Auschwitz no mesmo trem, sendo separados quando chegaram no campo de extermínio. Todos da família de Stern foram mortos na câmara de gás. O homem ainda tinha os números de identificação do campo de concentração em seu braço: 83892.

asomadetodosafetos.com - Único brasileiro sobrevivente do Holocausto, Andor Stern, morre aos 94 anos
Crédito: Gustavo Amorim

Como um suspiro de alívio no fim da guerra em 1945, Stern conquistou sua liberdade novamente. Viveu mais três anos na Hungria e, em seguida, retornou ao Brasil.

Andor Stern deixa cinco filhos, netos e bisnetos. A sua história foi registrada na biografia: “Uma Estrela na Escuridão”, de autoria do historiador Gabriel Davi Pierin. O livro também foi adaptado para os quadrinhos.

 

Foto de capa: Divulgação/ Vídeo/ Aventuras na História

Com informações de Yahoo



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui