curiosidades

Atriz que faleceu aos 65 anos, Françoise Forton, guardou segredo sobre câncer por dez anos

Françoise Forton lutava pela segunda vez contra o câncer no colo de útero e já estava internada há quatro meses na clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. A atriz não resistiu às complicações e faleceu aos 65 anos, neste domingo (16).

Em 1989, durante as gravações da novela ‘Tieta’, a artista descobriu o câncer, mas guardou segredo por dez anos: apenas os médicos e o diretor de TV Paulo Ubiratan sabiam da saúde de Françoise.

© Divulgação, TV Globo

Mas, em 2020, durante o programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, a atriz falou abertamente sobre a doença e aproveitou a situação para alertar outras mulheres sobre os perigos do câncer de colo de útero.

“Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de falar, questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação”, contou.

Algum tempo antes, em 2016, Forton já havia falando detalhes sobre seu diagnóstico, em uma publicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo a atriz, ela tinha costume de fazer consultas de rotina no ginecologista, mas deixou de fazer o exame Papanicolaou com frequência.

“Eu fazia mais ou menos uma vez por ano, às vezes dava mais espaço. Na verdade, não tinha tanta preocupação com isso, porque nunca senti nada, nem dor, nem nenhum sintoma estranho, nada mesmo. Confesso que dei uma esquecida. Em 1991, eu ia fazer uma novela, mas antes resolvi tirar o DIU [dispositivo intrauterino para evitar a gravidez] e me deu vontade de pedir para fazer um Papanicolaou”, relatou.

Ao receber o resultado do exame, a artista recebeu a notícia do câncer no colo do útero. “Foi um susto, eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: ‘Isso mata e eu não quero morrer'”, disse à revista Rede Câncer.

A atriz confidenciou a notícia ao diretor Paulo Ubiratan, para conseguir conciliar o tratamento com as gravações da novela Tieta, em que interpretava a vilã Helena.

Foto: Reprodução

Foram seis meses de sessões de quimioterapia e radioterapia, em que ela não sofreu de queda de cabelos, mas precisou fazer intervenção com césio, o que ela considerava uma das piores lembranças.

Após o tratamento, ela venceu o câncer e, aos 38 anos, precisou retirar o útero, ovários e trompas, como prevenção para reincidência da doença. No pós operatório, Françoise sofreu de anemia. Mesmo livre da doença, a atriz precisou fazer uma reeducação alimentar, mas ainda não queria falar sobre o assunto.

“Queria esquecer tudo aquilo. Foi muito difícil. Não queria falar nem transformar a doença em algo sensacionalista, tipo capa de revista”, confessou.

O que fez com que ela mudasse de ideia e se abrisse para falar do assunto foi a possibilidade de dar visibilidade à prevenção contra a doença para outras pessoas: “Passei a ver muitos amigos que tiveram câncer falando sobre a doença e pensei que isso tem que servir de alerta. O número de casos de câncer feminino vem aumentando, e possível prevenir. (…). Ninguém está livre. Aconteceu comigo, sem eu sentir nada e sem histórico familiar”, ressaltou.

A última novela da atriz foi “Amor Sem Igual”, exibida entre 2019 e 2021, interpretando a dona de cabaré Olympia. A artista estava casada desde outubro de 2014 com o produtor Eduardo Barata e deixa o filho Guilherme Forton Viotti.

Com informações de Yahoo

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Meu marido é dono da empresa e trabalha nela

No começo é sempre aquela euforia. Passado algum tempo, porém, tudo ganha um ar de…

21 horas ago

Stalker que inspirou a série Bebê Rena revela rosto e faz revelações em entrevista exclusiva

Após semanas de especulações e mistério em torno da identidade da mulher que inspirou a…

2 dias ago

Felipe Neto e Giovanna Ewbank mostram interesse em adotar Caramelo que foi resgatado no RS

Agora conhecido como Caramelo, o cavalo tornou-se um símbolo de resistência e perseverança após seu…

2 dias ago

Mulher que ‘mora’ no McDonald’s com a mãe faz vaquinha para arrecadar R$ 10 mil

No bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, uma situação peculiar ganhou destaque…

3 dias ago

Pedro Scooby relata desespero durante resgate de 50 pessoas nas enchentes no RS

O surfista Pedro Scooby utilizou suas redes sociais na última terça-feira (7) para relatar a…

3 dias ago

Honestidade demais pode ser brutal

Um dia, alguém que você ama lhe fará uma pergunta esperando receber algum tipo de…

4 dias ago