saúde

Ventilador pulmonar de baixo custo é criado por professor da USP

Professor da USP de São Carlos, interior de SP, cria protótipo de novo modelo de respirador pulmonar que tem baixo custo e pode salvar milhares de vidas na pandemia.

O nome do professor é José Roberto Monteiro, que atualmente dá aulas na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL).

A estrutura da nova tecnologia de respiração pulmonar criada pelo professor é composta, basicamente, de um cilindro com um êmbolo no seu interior, onde é acionado através um motor de alta precisão.

Todas as ações do sistema têm o controle a partir de um software. Este, regula a velocidade e a pressão adequada do fluxo de ar que deve ser bombeado ao paciente, bem como a dose ideal de oxigênio, que se baseia tanto na altura quanto no sexo do paciente.

O ventilador pulmonar também tem a vantagem de poder ser controlado a distância, sendo que isso faz dele programável. Além, ele usar o ar diretamente da atmosfera por conta dos seus filtros e purificadores de ar embutidos.

Com o nome de Respirador Artificial Integrado (RAI), o aparelho ainda pode ser usado de modo contínuo, ou seja, um mesmo paciente pode utilizar por diversas várias semanas o ventilador pulmonar sem a necessidade de troca.

“A ideia foi desenvolver um projeto de alta confiabilidade e qualidade voltado ao tratamento sistêmico de pacientes com covid-19. O sistema é de fácil operação e oferece uma interface intuitiva e poderosa ao usuário, que tem grande capacidade de visualização dos parâmetros do equipamento e das condições do paciente”, explicou ao próprio Jornal da USP o professor Monteiro.

O novo ventilador pulmonar levou quase cinco meses para ser desenvolvido e felizmente, o seu custo é bastante baixo comparado com outros ventiladores.

“Entre as principais vantagens deste novo respirador está o seu baixo custo. Ele foi construído com materiais fáceis de serem adquiridos e de simples fabricação, como plástico, alumínio e aço inox. Se produzido em larga escala, a estimativa é de que o produto tenha um custo de material inferior a R$ 1,5 mil, valor bem abaixo dos que são encontrados no mercado, que demandam um investimento em torno de R$ 15 mil”, comentou. Monteiro.

“Ainda não sabemos quais serão os desdobramentos da pandemia, se teremos logo uma vacina ou se haverá novas ondas de contágio. No entanto, independentemente da utilização de nossa tecnologia durante a pandemia, estamos entregando um aparelho que será muito importante para a redução de custos de equipamentos hospitalares, podendo ser utilizado em qualquer momento e em diferentes cenários”, finalizou Monteiro.

Veja como funciona o aparelho no vídeo abaixo:

Com informações JornalDaUSP
Foto: Henrique Fontes / SEL/USP

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

9 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

10 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago