artigos

Pesquisadores da USP criam sistema capaz de desinfectar ambientes fechados

Uma boa notícia no combate à pandemia: pesquisadores da USP São Carlos desenvolveram um sistema capaz de desinfectar ambientes fechados e partículas suspensas no ar em locais onde onde circulam muitas pessoas.

O sistema desenvolvido pelos pesquisadores usa uma tecnologia chamada de UVC – método com base em luz ultravioleta para inativação rápida de microrganismos – e um gradiente de pressão que tem a função de eliminar as partículas patogênicas do ar em lugares que possuem grande circulação de pessoas. O sistema pode ser a solução para grandes centros comerciais, shoppings, escolas, universidades.

O sistema foi produzido por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física – IFSC. Lá algumas salas de aula já estão sendo equipadas com o sistema revolucionário para diminuir riscos de contaminação da pandemia em estudantes, funcionários e professores durante atividades didáticas necessárias e previstas no cronograma.

Ainda assim, a criação desse sistema não significa que máscaras e a higienização das superfícies possam deixar de serem feitas, como bem lembrou um o professor Vanderlei Bagnato, coordenador dos pesquisadores que desenvolveram esse sistema. Além disso, ele também alertou para continuarmos vigilantes quanto o ar que respiramos.

“Tosse, espirros e ou falas de indivíduos infectados em ambientes fechados são potenciais vias de contaminação de vírus e bactérias.” disse.

Com informações e foto Jornal da USP

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Às vezes, a única resposta que você precisa é observar como uma pessoa lida com um conflito

"Se eu machuco alguém, eu reconheço isso, peço desculpas e posso mudar." A frase, dita…

5 dias ago

O Vazio por Trás do Monitor: Por Que a Solidão em Jogos Online É um Sentimento Compartilhado

Em um mundo hiperconectado, milhões de pessoas sentam-se diariamente diante de monitores brilhantes em busca…

2 semanas ago

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

3 meses ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

3 meses ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

3 meses ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

3 meses ago