saúde

Reconstrução mamária gratuita é aprovada para sobreviventes do câncer de mama

O programa, ainda em estágio piloto, busca incluir próteses e atendimento psicológico para cada paciente e de forma gratuita.

Nas Comissões do Congresso de Jalisco, finalmente foi aprovada uma proposta que propõe estabelecer, dentro dos serviços básicos da Secretaria de Estado da Saúde, o acesso gratuito à reconstrução mamária para pacientes submetidas a mastectomia derivada de câncer.

A ideia é que isso inclua, além da cirurgia reconstrutiva, com a prótese e os cuidados psicológicos que a paciente necessitar. Essa modificação foi endossada pela Comissão Legislativa da Saúde e ainda deve ser votada em plenária do Congresso Estadual. Grande vitória!

A iniciativa alerta que o câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. Estima-se uma incidência anual de mais de 20 mil casos, dos quais menos de 30% conseguem acesso à reconstrução, ainda mais devido aos altos custos da operação.

Você acha que essa medida deve ser implementada em mais partes do mundo? No Brasil, funcionaria?

Com informações Nation

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

View Comments

  • Com certeza será muito bom pois a auto estima fica muito baixa e nem todas tem dinheiro p fazer tal procedimento, aí fica já perdeu a mama e não tem dinheiro p reconstruir, muito difícil fora as outras dificuldades q enfrentamos, fiz mastecomia a 12 anos e sei o quanto é tudo muito difícil e complicado

  • Fiz masectomia cinco anos atras na Italia. Ja durante a cirurgia de retirada do tumor me prepararam o seio com.uma protese provisoria que foi substituida apos o tratamento de quimioterapia. Aqui é gratuito, assim como a peruca, o psicologo. Faz o sobrevivente sentir se melhor.

  • Fui submetida a mastectomia há 13 anos e a reconstruçao com prótese no mesmo dia.Graças a Deus mudei minha alimentação e não preciseifazer outros procedimemtos.Mas fui perdendo peso e tenho alguns sintomas que pode ser por causa da prótese. Participo de um grupo de mulheres que fizeram implante por necessidade e outras por vaidade e nesse grupo,muitas estão retirando a prótese .No Facebook é explante.Só não retirei porque não tenho dinheiro.Antes tinha plano de saúde.

Recent Posts

Às vezes, a única resposta que você precisa é observar como uma pessoa lida com um conflito

"Se eu machuco alguém, eu reconheço isso, peço desculpas e posso mudar." A frase, dita…

4 dias ago

O Vazio por Trás do Monitor: Por Que a Solidão em Jogos Online É um Sentimento Compartilhado

Em um mundo hiperconectado, milhões de pessoas sentam-se diariamente diante de monitores brilhantes em busca…

2 semanas ago

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

3 meses ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

3 meses ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

3 meses ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

3 meses ago