O programa, ainda em estágio piloto, busca incluir próteses e atendimento psicológico para cada paciente e de forma gratuita.

Nas Comissões do Congresso de Jalisco, finalmente foi aprovada uma proposta que propõe estabelecer, dentro dos serviços básicos da Secretaria de Estado da Saúde, o acesso gratuito à reconstrução mamária para pacientes submetidas a mastectomia derivada de câncer.

A ideia é que isso inclua, além da cirurgia reconstrutiva, com a prótese e os cuidados psicológicos que a paciente necessitar. Essa modificação foi endossada pela Comissão Legislativa da Saúde e ainda deve ser votada em plenária do Congresso Estadual. Grande vitória!

A iniciativa alerta que o câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. Estima-se uma incidência anual de mais de 20 mil casos, dos quais menos de 30% conseguem acesso à reconstrução, ainda mais devido aos altos custos da operação.

Você acha que essa medida deve ser implementada em mais partes do mundo? No Brasil, funcionaria?

Com informações Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Com certeza será muito bom pois a auto estima fica muito baixa e nem todas tem dinheiro p fazer tal procedimento, aí fica já perdeu a mama e não tem dinheiro p reconstruir, muito difícil fora as outras dificuldades q enfrentamos, fiz mastecomia a 12 anos e sei o quanto é tudo muito difícil e complicado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here