REFLEXÕES

Se eu apagar os erros do meu passado, eu apagaria a sabedoria do meu presente

Aí está você, novamente se preocupando e se arrependendo pelo que aconteceu ou pelo que você fez. O discurso é sempre o mesmo, tedioso e repetitivo, culpando você pelos erros cometidos ou pelas decisões que não tomou.

As imagens chegam a você constantemente, as palavras que você disse são o eco que não deixa você, seus sentimentos, uma prisão limitante … e enquanto isso, os minutos passam sem perceber, sem apreciá-los …

Erros também são oportunidades.

As lamentações e perguntas podem se tornar como uma espiral infinita que você sabe quando começa, mas é impossível descobrir quando ela termina porque não tem um fim … Você pode se maltratar o quanto quiser, destruir-se pouco a pouco se é o que você quer, embora acredite que sua autossabotagem não é realmente o que você procura.

Pare e pense, o que você está fazendo para isso? Como seus lamentos levam você e aquele barulho mental que fala com você? E por quê? Se você for honesto consigo mesmo e responder a essa pergunta, poderá descobrir muito mais do que imagina. Você pode encontrar própria resposta.

Ajuda a lamentar os seus erros? Você realmente acha que eles são apenas erros? Antes de continuar com sua dinâmica acusação e vitimização, vou lhe dizer uma coisa: Eles não são apenas erros, são oportunidades. Pense nisso. Quanto aprendizado está por trás deles?

É apenas sobre querer avançar e evoluir em vez de ficar preso e parado no tempo, como se tivéssemos uma corrente presa aos nossos tornozelos que nos ancora no passado.

Escolha um dos seus erros, transforme-o e reflita sobre o que você pode aprender com essa situação ou experiência. Descubra a oportunidade por trás disso. Talvez você já tenha feito isso e nem tenha notado …

Tudo o que você é hoje é graças ao que você fez e ao que você não fez. Para seus sucessos, mas também para seus fracassos. E talvez, mais para o último do que para o primeiro.

De tudo o que você passou até agora, de todo o seu processo de vida … você tem muitas coisas das quais se orgulha e não é graças às suas dificuldades e ao aprendizado que você tem feito sobre elas que você foi capaz de alcançá-la? Eu deixo você responder … e escute, porque o que você diz é uma mensagem endereçada a você mesmo …

E não me refiro apenas a sucessos, sonhos e objetivos; É muito mais próximo de você: suas qualidades, suas nuances, seu jeito de ser, sua essência, você acha que seus erros não têm nada a ver com tudo isso?

Tudo que vive é parte de quem você é

Tudo o que você passou, tudo que você sentiu, pensou e fez tem repercussão e reverbera dentro de você. Cabe a você saber usar essas vivências e emoções.

Cada gesto, cada pensamento e cada sentimento experimentado tiveram uma série de consequências em nossas vidas. O importante é estar ciente de que tudo o que você é hoje é afetado pelo que aconteceu e também pelo que não aconteceu em algum momento do seu passado. E se pudéssemos apagar todos os nossos erros, é bem provável que o aprendizado que tivemos com eles também desapareceriam.

Então, em vez de gastar nosso tempo preocupado com a possibilidade de ter feito as coisas de maneira diferente, vamos nos preocupar em tentar fazer o melhor de nós em todas as situações, em todos os momentos, em todos os segundos.

Texto adaptado e editado do portal La Mente es Maravillosa
Imagem de capa Pexels

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

23 horas ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

24 horas ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

2 dias ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

3 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

3 dias ago