Psicologia - Diversos

Carta para os seus dias tristes

Se você decidir ler esta carta, é porque neste momento seus dias tristes ganharam espaço no coração. Talvez você tenha perdido a esperança e as decepções o inundaram a sua alma ou você está quebrado em mil pedaços. Seja qual for o motivo, é assim que você se sente.

Antes de continuar, deixe-me dizer-lhe que estas linhas foram escritas para que, antes de as ler, procure um local confortável e tranquilo. Um lugar que é um refúgio e do qual você pode ficar sozinho consigo. Então, eu preciso que você feche os olhos por alguns segundos, respire fundo e quando você estiver pronto, comece a lê-la, sem pressa, calmamente e refletindo sobre cada palavra… Tá bom?

Você tem o direito de ficar triste

A vida nem sempre é fácil. Você está cansado de lutar, fingindo um sorriso quando a sua alma pede você chorar, de se dar bem com os outros… A sua tristeza se tornou sua rotina e evitar a agitação tem sido até agora o que lhe permite continuar. Mas não mais, você não pode mais fazer isso. Sua relutância é tão grande que você nem consegue disfarçá-la.

Nada acontece e você tem o direito de entrar em colapso. Acredite em mim, chorar, gritar de dor e não querer sorrir e sentir é seu direito. Às vezes a vida pesa e nos rasga sem qualquer cerimônia. Seu dever não é estar sempre bem, ou vestir uma fantasia para fazer os outros acreditarem nela. Tenha em mente que as máscaras também fazem feridas porque elas escondem você e lhe oferecem um personagem que você pode não gostar em troca de trair a si mesmo.

Nos seus dias tristes, chore se é o que você precisa ou grite se não puder mais. É melhor expressar como você se sente do que se afogar nessa tristeza silenciosa e que, em algum momento, te deixará doente.

Seja qual for o motivo, permita-se sentir sua tristeza para desabafar toda aquela dor emocional que você carrega dentro toda vez que bater na sua porta. Aceitar é a única maneira saudável de fazê-lo e a maneira mais apropriada de começar a construir a ponte para o seu bem-estar.

Mas não se esqueça de que ser triste se conecta com a memória e, embora isso seja útil, deixa de ser quando você apoia toda a sua vida nela. Porque mesmo que você não seja responsável por como se sente, você é responsável pelo que faz com ele.

Segure firme, muito forte

De agora em diante, esqueça seus medos e assim como você é corajoso para não preocupar os outros, seja corajoso para ser honesto com você e descubra onde você está. Olhe no espelho e dê a si mesmo o amor que tantas vezes você esqueceu de recuperar sua autenticidade, aquela que você reservou para o bem dos outros. Não tenha medo. A coisa mais séria que você pode descobrir é um estranho à sua frente.

Se sim, abrace-o e abrace-o. Para se reaproximar de você, não há remédio melhor do que o calor de se sentir amado … e isso foi esquecido por um longo tempo. Trate-se com amor, livre de julgamentos e críticas para coletar todas as partes que sua tristeza quebrou.

Para isso, o que eu adoraria pedir com isso e com a minha maior força é que por favor, pare de se tratar mal. O que quer que tenha acontecido, recriminar-se em faz com que sua ferida sangre mais intensamente.

Será uma grande ajuda perdoar seus erros, mesmo que às vezes você não saiba como fazê-lo. Ninguém nasce sabendo. Seus erros fazem parte do seu aprendizado. Certamente houve um avanço por trás de cada um deles. O que acontece é que você não percebeu.

Agora, depois de se abraçar e refletir, é hora de se olhar no espelho novamente para reconhecer quem você realmente é. Olhe para os seus olhos, conecte-se com eles e enquanto você faz isso, pronuncie esta frase simples e grandes efeitos: “Eu te amo!”. Talvez você perceba que está esperando alguém valorizá-lo e amá-lo como você esperava. Então, você esqueceu que a única pessoa que poderia fazer isso estava sempre com você.

O sol que aparece depois daqueles tristes dias

Seus dias tristes precisam que você os ouça para entendê-los. Somente se você fizer isso, é que suas feridas começarão a se curar pouco a pouco e a dor começará a desaparecer. Entendê-los é a chave para avançar e amar a si mesmo, essa é a ferramenta mais poderosa que lhe permitirá alcançá-lo.

Seus dias tristes ajudam você a se desconectar do lado de fora e se conectar com você.

Traduzido e adaptado por A Soma de Todos os Afetos, via La Mente es Maravillosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

10 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

10 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago