Ana Macarini

Eu não sei me comportar de acordo com a minha idade. Eu nunca tive essa idade antes.

Esse negócio de ficar estabelecendo regras só pode ter sido invenção de gente muito azeda.

Eu não estou me referindo às práticas regidas pelo bom senso, baseadas no bem comum.

Não! Esses limites são absolutamente indispensáveis para orquestrar as relações interpessoais, estabelecendo direitos e deveres de cada um.

Falo daquelas regrinhas que só servem para engessar as pessoas e acabar com a espontaneidade e a leveza, igredientes tão desesperadamente necessários para salvar a receita desandada na qual se converteu a vida do ser humano contemporâneo.

E há proibições para tudo. Desde que o alvo em questão esteja em situação… digamos… vulnerável!

E convenhamos, não há nesse mundo de meu deus grupo mais alvejado do que as mulheres maduras! Todo mundo tem uma opinião!

“Imagine, fulana agora – depois de velha, resolveu pintar o cabelo de rosa!”
“Imagine, fulana outra, disse que vai assumir os grisalhos! Cortou o cabelo curtinho!”
“Imagine, fulana de tal agora deu para namorar uns garotões! Que absurdo!”
“Imagine se essa senhora tem idade pra usar biquini!”

Ora, ora, ora… será falta do que fazer???

Tanta guerra, tanta criança abandonada, tanto bichinho sem dono nas ruas, tanta fome no mundo… E o povo acha tempo para prestar atenção nesses detalhes pessoais?!

Eu não tenho paciência! Sei lá como é que se comporta alguém na minha idade… nunca tive essa idade antes! E quer saber? Nem faço questão de aprender! E já vou logo distribuindo uns boletos pra os opinadores de plantão. Afinal, se está a fim de palpitar na minha vida, que ao menos tenha a fineza de pagar as minhas contas! Não é não?

Ana Macarini

"Ana Macarini é Psicopedagoga e Mestre em Disfunções de Leitura e Escrita. Acredita que todas as palavras têm vida e, exatamente por isso, possuem a capacidade mágica de serem ressignificadas a partir dos olhos de quem as lê!"

Share
Published by
Ana Macarini
Tags: idade

Recent Posts

Às vezes, a única resposta que você precisa é observar como uma pessoa lida com um conflito

"Se eu machuco alguém, eu reconheço isso, peço desculpas e posso mudar." A frase, dita…

5 dias ago

O Vazio por Trás do Monitor: Por Que a Solidão em Jogos Online É um Sentimento Compartilhado

Em um mundo hiperconectado, milhões de pessoas sentam-se diariamente diante de monitores brilhantes em busca…

2 semanas ago

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

3 meses ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

3 meses ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

3 meses ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

3 meses ago