Categories: André J. Gomes

Sejamos francos. Se ninguém se interessa por você é porque você não é interessante mesmo.

Tem coisas que a gente precisa ouvir sem filtro, na lata. Com todo o jeito, claro, porque grosseria é atributo dos idiotas e ninguém precisa ser idiota para dizer o que pensa. Mas com a maior franqueza a gente devia ouvir de vez em quando: “olhe aqui, criatura, se o mundo não se interessa por você, a culpa quase sempre não é do mundo. É sua mesmo. Assuma: você não é alguém interessante!”.

Tudo seria muito mais simples. Porque acontece, ué! Acontece de toda pessoa em algum momento se tornar desinteressante para as outras. Do mesmo jeito que você pode estar nem aí com o mundo, o mundo também pode ver em você nada além de um inútil zero à esquerda. E tudo bem!

É assim que é. Eu, você e todo mundo seremos desinteressantes, enfadonhos e insuportáveis para alguém em algum momento. Estejamos atentos, vigilantes, autocríticos e sejamos honestos. Quando acontecer, o jeito é assumir e tirar o time de campo. Sumir, desaparecer, escafeder-se. E ter tempo para pensar no assunto. Mentir, suavizar, dourar a pílula, nada disso adianta. É preciso encarar um fato muito simples: nós deixamos de ser interessantes.

Nessa hora acontece de tudo. Tem gente que senta e chora, gente que se revolta e fica ainda mais chata, gente que adoece. E tem gente que pensa no assunto como gente grande: afinal, a quem eu desejo interessar e por que não consigo?

Pode ser que a resposta seja mais simples ainda: aquele por quem você se interessa tem outros interesses e você não está entre eles. Aí você segue em frente e esquece essa coisa toda. Pronto!

Agora, pior do que ser desinteressante para o outro é não ter interesse por si mesmo. Aí é o fim. Qual foi a última vez que você se interessou por alguma coisa de sua própria responsabilidade? Qualquer coisa. No corpo, na alma, na vida profissional. Quando foi que decidiu: “eu preciso melhorar isso aqui e vai ser agora”? Foi hoje, ontem, anteontem ou já nem sem lembra?

Se faz tempo ou você já nem se lembra, talvez esteja aí uma pista importante. Quase sempre nos tornamos desinteressantes para o outro quando deixamos de interessar a nós mesmos.

Dia desses alguém me disse choramingando: “ninguém se interessa por mim. Acho que o problema sou eu”.

E eu respondi: “também acho”.

Resumindo, a pessoa não fala mais comigo. Sumiu sem me dar tempo de justificar o meu sincericídio: o afeto que a gente tem por uma pessoa devia ser proporcional à nossa liberdade de dizer a ela o que pensa. Se ninguém se interessa por você é porque você se interessa muito menos por si mesmo.

Acho que perdi o amigo. Para ele, não foi interessante ouvir o que eu tinha a dizer. Não quis saber do resto, que o interesse é uma coisa que vai e volta, aumenta e diminui de acordo com outras instâncias, incluindo o nosso empenho pessoal, que um sujeito desinteressante hoje pode ser interessantíssimo amanhã, que alguém irrelevante para mim pode ser incrível para o outro e essas coisas. Ele nem quis saber. Mas tudo bem. Isso também já não me interessa.

Imagem de capa: renee.hawk

André J. Gomes

Jornalista de formação, publicitário de ofício, professor por desafio e escritor por amor à causa.

View Comments

    • Tbm! Doeu mas é melhor que ouvir mentiras. Na vida eu sou chocolate 70% cacau. Só compram quando não tem mais opções n prateleira e ngm vai brigar por vc no caixa. Estou na fase de aceitação

      • Achei engraçada a comparação, acho que tenho um gosto peculiar ent, amo chocolate amargo! KKKKK
        O que quero dizer pra você é que sempre tem alguém que vai gostar, você só não achou o cliente certo ainda, relaxa tá? Eu já até passei por essa fase de aceitação... E agora eu sei que sempre tem alguém que gosta, não importa se você é a azeitona ou a cebola na pizza, não importa se você é um chocolate amargo ou muito doce, não importa se você é o sorvete de morango no napolitano... Você sempre vai ser escolhido e, no momento certo, vão brigar por você sim! Não desista KKKKK

  • Sou uma pessoa totalmente desinteressante, principalmente para mim; mas em relação à primeira vista, a aparência conta muito e também sou uma pessoa totalmente desinteressante! Muito complicado

  • Sempre fui considerada desinteressante por seu feia,tímida e fora dos padrões.E isso nada pode mudar.
    Esse preconceito contra pessoas feias infelizmente ninguém pode mudar.
    Eu vou envelhecer e morrer sendo considerada desinteressante e nunca serei considerada uma opção pra ninguém.Algumas pessoas nasceram pra viverem e morrerem sozinhas.

    • Nossa isso me deixou pior do q já estava .. Mas tem um q de verdade .. Aos 27 eu realmente acho q nasci p morrer sozinha

    • Não acredite nisso, tenho certeza que vc é uma pessoa super interessante e só não se permitiu notar isso ainda!

    • Vc está errada, feia, bonita, isso não determina nada, o feio no Brasil pode ser lindo em outro país e vice versa, assim como o brasileiro não sabe escolher governantes TB não sabe escolher tudo mais, entendeu?!

    • Eu tb me sinto assim, sempre fui feia e tímida, desinteressante para os outros, nada que eu tente conversar com as pessoas gera interesse da parte delas, já desisti de fazer amigos, sou uma pessoa bastante solitária, e as poucos fui perdendo o interesse na maioria das coisas da vida, hoje contento-me em ficar em casa e estudar, as vezes falo sozinha rsrs qdo estou na rua as pessoas ficam me olhando como se eu fosse louca.

      • Nós supostamente deveríamos nser seres sociais, Adriele. Por isso a necessidade de falar. E falamos sozinhos, em voz alta os nossos pensamentos quando estamos muito tempo sozinhos, porque temos a necessidade de consertar, mas ninguém para nos ouvir. Então sai, espontaneamente. É o nosso subconsciente reagindo à nossa necessidade de comunicação. Não se trata de loucura. Eu também falo como mesmo. E por mais que as outras pessoas estranhem e achem que sou louco, entendi um dia que se tratava apenas disso: necessidade de falar e ouvir, que normalmente dedicariamos às pessoas, se elas se interessassem por nós. Mas não deixa de ser um fato triste para nós, pois nos sentimos isolados do mundo.
        Se quiser conversar comigo no WhatsApp, me adiciona: 85 987800320.

      • Adriele me identifiquei um pouco com sua história, também não sou muito sociável, mas gostaria de poder melhorar um pouco, mas temos visto que a sociedade impõe um padrão de beleza quase impossível e não respeita as diferenças das pessoas, e por isso outras pessoas que se acham as mais belas do mundo agem com indiferença

      • Me vi muito nisso KKKKKK
        Minha mãe reclama que só fico em casa e nem jogando com os amigos eu fico... Acontece que eu não sou tão boa em conversar, sou insegura tímida e não sou bonita. Tudo isso fez eu ficar mais anti-social do que já era.
        Pra que eu vou sair se sei que não vou conseguir conversar com ninguém? Porque vou sair se sei que vão ter olhares de desgosto pra mim?
        Eu perdi o total interesse na especia humana, tenho sincero nojo dela, nojo das pessoas. Graças a Deus tenho amigos sim! E são legais e verdadeiros e por isso acredito que tenham muitas pessoas boas por aí. Mas não consigo ignorar os olhares ruins quando estou no mercado, no shopping, andando na rua, nos corredores da escola... Enfim, a vida... Nasci pra ficar sozinha talvez

    • Mas gente, o que é isso?! Em momento algum, o termo 'ser interessante' foi vinculado a aparência física, ser bonito ou dentro dos padrões estéticos 'perdoáveis', essas coisas abrem portas mais rápido é fato, mas não salva! Tá faltando bom humor, pitadas de malícia, inteligência, tolerância, aceitação e auto amor. Tá faltando cura ou o desejo da mesma... Tá faltando leveza, não beleza!

    • Olá sofro de problemas parecidos com o seu, sempre fui muito tímida, fora dos padrões, excluída, traumatizada,e etc. Meu nome é Gabriela, meu whats é 991866120, se quiser conversar com alguém sobre isso.

    • Não fale isso, todos nós somos interessantes para alguém, conheço pessoas fora dos padrões que tem o coração tão lindo e isso transpassa para todo o exterior da pessoa, não podemos nos apegar a padrões porque a beleza acaba a medida que envelhecemos e isso e natural, se ame mais, se cuide mais e tenha um bom relacionamento com você mesma!

  • não, absolutamente não.
    Acredite no que vc é e nos pontos fortes que vc tem. Não é todo mundo que nasce lindo como Gisele, mas paciência, não se desvalorize!

    • Até quando as pessoas usarão essa Gisele como parâmetro de beleza,se isso ela não tem?
      Uma pessoa hipócrita,mentirosa,um personagem fictício.
      Alguém que faz discurso natureba,de perfeição,de genética privilegiada,mas que faz cirurgia plástica escondida,além do acesso a n procedimentos estéticos,produtos de beleza profissionais.
      Gisele sem maquiagem,sem photoshop,sem produção é uma mulher normal e sem atrativos,com o agravante de ser mentirosa,ou seja uma feiúra que já vem de dentro.

  • Parece pra mim que você ficou amargurado com o seu amigo ter te excluído e digitou esse texto pra descontar a raiva nos outros. kkkkkkk

  • Muito interessante de fato. Eu mesmo cheguei nessa conclusão sozinho a muito tempo atrás após descobrir que tenho também fortes traços de misantropia. Mas fato é, mesmo pessoas desinteressantes podem ser a partir do momento que tem recursos para que outras pessoas justifiquem seus interesses por você. A partir do momento que esse recurso deixa de existir, elas te abandonam. Eu sempre gostei das pessoas por aquilo que elas são, mas pouquíssimas vezes fui tratado da mesma maneira. Eu não faço mais pelas pessoas aquilo que elas não fariam por mim, esse é meu lema hoje em dia. E assim descobri que sou incrivelmente feliz sozinho, pois não tenho mais expectativas com relação as pessoas a meu redor, eu não preciso ser aquilo que elas querem que eu seja para lhes agradar, e procuro apenas pessoas que gostam de mim por aquilo que eu sou, infelizmente algo muitíssimo raro, mas existem. Você primeiro tem que ser importante para você mesmo, apenas você importa, as outras pessoas são segundo plano e se isso agrada elas, perfeito; senão, a fila anda. Viva por você apenas, seja interessante para você apenas e faça aquilo que lhe faz feliz apenas. Jogue no lixo pessoas que te usam como recurso.

    • Eu tb tenho traços de misantropia, gosto de viver só e aprendi ser feliz assim, mesmo tendo uma vida social inexistente, sou mais feliz hoje do que a 10 anos atrás quando ainda tentava entender pq não me encaixava em nenhum grupo.
      Como já dizia o Grande e Saudoso Belchior "Saia do meu caminho Eu prefiro andar sozinho Deixem que eu decida A minha vida"

    • Caraca, profundo, ajudou muito de verdade, incrível! Tbm sempre gostei das pessoas por o que elas são, mas dificilmente sei que isso vai acontecer comigo, não tenho a melhor das personalidades, acontece!

  • Sim, certíssimo!
    O interessante é viver uma mentira para tentar agradar o público e continuar sendo infeliz porque ninguém se interessa pelo seu verdadeiro eu...

  • Depois desse texto me sinto pior. Me sinto um ser lixo. Burra, idiota, sem cultura, ignorante, capaz de aprender coisas mais complexas...me sinto um lixo humano. Tenho vontade de tirar minha vida, pq não consigo viver assim, mas falta coragem.
    Sou até uma moça que não sou feia, mas não consigo ver mais qualidades.

Share
Published by
André J. Gomes

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

13 horas ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

13 horas ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

1 dia ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

3 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

3 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

5 dias ago