Categories: comportamento

Viver com o coração partido é respirar com dificuldade

Viver com o coração partido é como andar despido, com a alma meio vazia e amarrada por uma corda que ainda pertence a outra pessoa. É uma tortura lenta que sufoca e machuca, porém, nenhuma dor é eterna.

Dizem que o tempo cura os desamores, as ofensas e as decepções. No entanto, não apenas o passar dos dias será um bom aliado, nossa coragem e força interior também nos guiarão pouco a pouco para que a ferida doa um pouco menos. E embora não exista o esquecimento, pelo menos teremos o descanso.

A ferida emocional provocada por um amor não correspondido, ou um amor que aconteceu e desapareceu, é, sem dúvida, um dos maiores traumas que um ser humano pode experimentar.

Ficamos imobilizados porque nossos valores são quebrados, porque as ilusões desaparecem e porque temos que recolher cada pedaço da autoestima que muitas vezes foi partida. O processo de cura posterior é lento e delicado.

Um coração partido precisa ter suas feridas fechadas com ouro

Um osso quebrado demora muito menos para cicatrizar que um coração partido, dependendo da situação. Assim, para que qualquer ferida se cicatrize, é necessário força de vontade e, acima de tudo, a capacidade de assumir que já não vamos mais ser os mesmos. Que vamos a sair deste processo fortalecidos, que vamos nos tornar resilientes e obter um aprendizado da experiência vivida.

A tradição do Kintsukuroi nos demonstra um tipo de filosofia que nos permite tirar mais de uma reflexão. Conheça-a melhor a seguir:

  • Se nos recusamos a aceitar essa perda, essa decepção ou separação, ficaremos ancorados a um sofrimento eterno e desnecessário.
  • É importante aceitar o que aconteceu, e aceitar “que não estamos bem”. Reconhecer a dor é aceitar uma realidade sobre a qual devemos trabalhar dia após dia.
  • A dor faz parte de você, mas não é você: trata-se de algo temporário.
  • Não cometa o erro de querer voltar à sua antiga situação. Você não será o(a) mesmo(a) de ontem, muitas coisas vão mudar dentro de você, e não há porque serem negativas.
  • A arte de Kintsukuroi tem como finalidade não esconder as feridas, as fraturas dessas peças de porcelana. A magia está em fechá-las com ouro para evidenciar aonde a ferida está, e alcançar um resultado final onde a beleza é inegável.
  • Reza a lenda que todo objeto que foi selado com a técnica de Kintsukuroi jamais voltou a quebrar.

Deixe de lado o que sente

Sabemos que não se pode consertar um coração partido com ouro, mas sim com o brilho intenso de suas emoções lutando para acender novos sonhos, para curar sonhos perdidos e acordar com outros novos e mais intensos, com raízes mais profundas.

Na realidade, não é um processo simples. Emergir das lágrimas e das cinzas dessa vida que sonhamos e não alcançamos nem sempre é fácil, mas não é porque é difícil que vai ser impossível. Pelo contrário, na verdade vai chegar um momento em que você vai se sentir orgulhoso de si mesmo, por ter se tornado a pessoa que realmente queria ser: alguém livre do sofrimento.

Lembre-se do que você merece

As pessoas que andam todos os dias com o coração partido, se esqueceram do que merecem. Portanto, seria muito adequado que o “ouro” que vai selar as fraturas da sua alma siga estes princípios básicos:

  • Você merece ser amado, você merece ser feliz. Ninguém deve viver a condenação de se sentir infeliz todos os dias de sua vida.
  • A escolha feita por uma pessoa em um determinado momento não é capaz de defini-lo. Não é você. É o seu pensamento, é o seu micro-mundo e um universo estranho no qual você não deve entrar em colapso. Sua realidade é única e muito diferente daquele ou daquela que quebrou seu coração.
  • Ninguém além de você mesmo vai lhe fazer sair desta situação. Você deve ser seu próprio artesão, que vai sutilmente curar suas próprias feridas com o ouro de sua autoestima, com o ouro de seus sonhos renovados, com o dourado de novas esperança nas quais você deve embarcar todos os dias…

Os corações partidos são barcos à deriva que avançam perdidos por um tempo. No entanto, eles sempre acabam  encontrando a calma e o caminho sereno que leva à verdadeira felicidade.

*Fonte: A mente é maravilhosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

21 horas ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

22 horas ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

2 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

4 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

4 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

5 dias ago