Atualidades

Amigo de Neymar, Luciano Huck, é multado por privatizar praia em Angra dos Reis

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa transferir a posse de “terrenos de marinha” da União para estados, municípios e particulares gerou grande polêmica no Brasil. Personalidades como Neymar Jr. e Luana Piovani levantaram questões sobre a possível privatização das praias brasileiras.

A Constituição Brasileira determina que as praias são bens da União, protegendo o meio ambiente e garantindo o acesso público a esses espaços. Fábio Tavares Sobreira, especialista em Direito Constitucional, afirma que a determinação constitucional visa proteger o meio ambiente e garantir o acesso público a esses espaços”.

Desde a Lei nº 7.661, de 1988, as praias são bens públicos de uso comum, garantindo livre acesso ao mar. Exceções ocorrem em áreas de interesse de segurança nacional ou protegidas por leis específicas. A lei também proíbe urbanizações que dificultem o acesso público.

Sanções administrativas, civis e penais podem ser aplicadas a quem descumprir a lei. Fabio Tavares Sobreira explica que essas sanções incluem multas e remoção de barreiras que impedem o acesso público. Em casos mais graves, os responsáveis podem responder por crimes ambientais conforme a Lei nº 9.605/1998.

Luciano Huck

 

 

Segundo o portal aQui, em 2011, o apresentador Luciano Huck foi multado em R$ 40 mil por instalar boias em frente à sua casa na Ilha das Palmeiras, Angra dos Reis, limitando o acesso à praia. Este caso destacou a importância de manter o acesso público às praias através de fiscalização e penalidades adequadas.

A PEC propõe transferir a posse dos terrenos de marinha, permitindo a privatização das praias. A Secretaria de Gestão do Patrimônio da União (SPU) alerta para os riscos de sobreposição do interesse privado ao público, ameaçando ecossistemas costeiros e diminuindo a arrecadação da União. A discussão sobre a PEC e a multa de Huck evidenciam a necessidade de debater o acesso às praias e a preservação ambiental.

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

4 semanas ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

4 semanas ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

4 semanas ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago