Atualidades

Aos 90 anos, ele desafia o tempo e conquista o sonho de cursar Arquitetura

Após décadas de dedicação ao trabalho no Departamento de Águas de Ribeirão Preto (Daerp) e no campus da Universidade de São Paulo (USP), o aposentado Carlos Augusto Manço, de 90 anos, está provando que nunca é tarde para realizar um sonho. Com determinação e entusiasmo, ele está cursando Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto.

Carlos, carinhosamente chamado de Carlão ou Manço pelos colegas, vem se destacando nas aulas por seu comprometimento e interesse no curso. A coordenadora do curso, Flávia Olaia, elogia o esforço do estudante: “É muito dedicado”. Ela conta que foi contatada pela neta de Carlos, que expressou o desejo do avô de cursar Arquitetura.

O aposentado senta-se na primeira fileira da sala todos os dias, demonstrando seu engajamento e vontade de aproveitar ao máximo essa oportunidade tão esperada: “Estou realizando um sonho e quero aproveitar”, justifica ele.

A ideia de fazer a graduação em Arquitetura era antiga, mas questões financeiras o levaram a fazer um curso técnico na área de desenho industrial no passado, ao invés de realizar o sonho do curso superior. No entanto, o amor pela profissão sempre esteve presente, especialmente devido ao contato que ele teve com engenheiros e arquitetos durante sua passagem pela USP.

A família de Carlos é seu maior apoio nessa jornada acadêmica. Para eles, ver o patriarca da família investindo na educação é uma forma de ajudá-lo a superar a perda da esposa, que faleceu no ano passado após mais de 60 anos de casamento. Sua neta Isabella compartilha o orgulho da família ao vê-lo frequentando a universidade nessa idade avançada: “É um incentivo para a vida dele”, afirma.

Com informações de G1

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago