Arte - Diversos

Zara contrata menino com Síndrome de Down para ser seu modelo: representatividade

Nos últimos anos, diversas grandes marcas têm focado cada vez mais na diversidade, seja ela racial, de gênero ou aparência, ao anunciar seus novos produtos. A inclusão é sempre bem-vinda e a Zara é mais uma a entrar nesse maravilhoso “novo normal”.

Há alguns dias ficamos sabendo da notícia de uma criança com síndrome de Down chamada Patricio (carinhosamente chamado de Roscón), filho da famosa chef Samantha Vallejo-Nágera, que participa como júri do programa Masterfchef espanhol. Ela é tão conhecida por lá que se tornou uma celebridade. No entanto, nada disso a salvou de receber várias críticas ao postar um vídeo com o filho.

No registro, a chef apareceu conversando com o filho sobre uma festa na escola da qual ele compareceu. Ela então perguntou se ele tinha dançado com uma menina ou um menino. Patricio respondeu: “Com um menino.” Antes disso, sua mãe, surpresa, disse-lhe que “meninos dançam com meninas”.

Imediatamente, e a internet não perdoa, choveram críticas sobre a chef, nas quais vários usuários a classificaram como sendo uma pessoa homofóbica pela resposta que dada ao filho.

Acontece que o garoto já era famoso também muito antes disso. Ele foi o primeiro rosto da Zara com Síndrome de Down a ser chamado pra modelar.

Foi na campanha de 2019 chamada “Sun Summer Fun”, Roscón vestiu roupas de verão, com vários vestuários, estampando catálogos internacionais.

Na época, a chef publicou com orgulho as fotos do filho em seu Instagram e escreveu: “Quando seu filho é o primeiro modelo com síndrome de Down no site da Zara e você está morrendo de ilusão sobre o que isso significa. Obrigado por amá-lo tanto.”

A questão é que naquele tempo, não houve qualquer menção sobre a chef, que apoiou o filho que até fotos com maiô fez. Esse exemplo é só mais um de como às vezes a internet pode ser perturbadora. Ainda assim, ficamos felizes por grandes marcas reconheceram e cederem espaço pra que o diferente na verdade seja encarado definitivamente com o o “novo normal”.

Com informações Upsocl
Fotos: Zara

Gui Moreira Jr

"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago