saúde

Em Harvard, vacina criada contra o câncer se mostra 100% eficaz em testes

Talvez esta seja a notícia da década! Pesquisadores do Harvard’s Wyss Institute, da Universidade de Harvard, criaram e estão testando uma vacina que pode ser a cura contra o câncer agressivo.

Chama de “implantável”, a vacina é do tamanho de uma aspirina. Ela é colocada perto do local do tumor e evita a quimioterapia no corpo inteiro dos pacientes. Após aplicada, ela faz uma reprogramação de todo sistema imunológico para atacar as células cancerosas, não só naquele local, no restante do corpo também.

“A nova vacina é baseada em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores resistentes. Ela foi testada em ratos e “100% deles sobreviveram”, divulgou o site da Universidade de Harvard na última quarta, 11. A pesquisa foi publicada conceituada Nature Communications.

“A capacidade desta vacina de induzir respostas imunes potentes sem exigir a identificação de antígenos específicos do paciente é uma grande vantagem, assim como a capacidade da administração de quimioterapia local de contornar os graves efeitos colaterais da quimioterapia sistêmica, o único tratamento atualmente disponível para o doença”, disse Robert P. Pinkas, um dos autores da vacina e líder da plataforma de Immuno-Materials no Wyss Institute.

“Esta vacina não apenas ativa as células dendríticas com TAAs específicos do tumor in situ, mas também remodela o microambiente do tumor para permitir ao sistema imunológico um maior acesso ao tumor e cria uma memória imunológica que evita novas recorrências”, explicou.

“O câncer de mama triplo-negativo não estimula respostas fortes do sistema imunológico e as imunoterapias existentes não conseguiram tratá-lo. No nosso sistema, a imunoterapia atrai várias células imunológicas para o tumor, enquanto a quimioterapia produz um grande número de fragmentos de células cancerosas mortas que as células imunológicas podem pegar e usar para gerar uma resposta específica do tumor eficaz “, disse o co-primeiro autor Hua Wang, ex-pós-doutorado em Harvard e atualmente professor assistente no Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, também nos EUA.

A equipe responsável não vai parar de explorar a combinação ideal de quimioterapia com vacinas contra o câncer e espera são otimistas sobre melhorar ainda mais a sua eficácia antitumoral para outros modelos de tumores que possuem tratamentos bem complicados.

A esperança é alcançar o máximo dos testes pré-clínicos para, posteriormente, estudos em pacientes humanos serem conduzidos.

Abaixo um vídeo sobre a vacina:

Com informações Nature e Harvard
Foto: reprodução / Harvard

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

4 semanas ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

4 semanas ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

4 semanas ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago