Lição de vida

Brasileiros marcam história ao levarem ouro e prata na Olimpíada Internacional de Matemática

Os resultados históricos para o Brasil saíram no último domingo, 27, em cerimônia de premiação realizada online na segunda, 28. ASSISTA AO VÍDEO NA MATÉRIA.

Ganhando uma medalha de ouro e cinco de prata, a equipe brasileira fez 165 pontos e conquistou o 10º lugar entre os 105 países participantes.

As provas foram realizadas nos dias 21 e 22 de setembro em centros de aplicação de cada país, selecionados pelo conselho consultivo da organização da Olimpíada.

O ouro brasileiro foi conquistado por Pedro Gomes Cabral, aluno de Fortaleza (CE).

Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE); Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); e Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI), foram os estudantes que conquistaram a prata.

“Fiquei me sentindo bastante feliz. Foi uma ótima recompensa por todo o esforço que eu coloquei nessa minha preparação nos últimos cinco anos. A dedicação contínua, as aulas preparatórias do meu colégio e os treinamentos proporcionados pela OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) me ajudaram muito”, comemorou Pedro Cabral.

A 61ª edição da IMO aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, mas precisou ser adaptada por causa da pandemia.

No Brasil, os exames foram aplicados na Universidade Federal do Ceará (UFC) e também no IMPA.

Realizada desde o final da década de 50, a IMO é destinada a estudantes do Ensino Médio que tenham idades entre 14 e 19 anos e que ainda não tenham ingressado na universidade.

Cada time é composto por uma equipe de até seis estudantes. Com 142 medalhas, o Brasil é o país latino-americano mais bem colocado em número de premiações na história do concurso.

Assista ao vídeo da cerimônia de premiação:

Com informações IMPA
Foto: IMPA

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago