artigos

É do Brasil! 7 das 10 melhores universidades da América Latina estão aqui

Saiu o ranking 2020 das melhores universidades da América Latina e para o nosso orgulho, 7 das 10 primeiras são universidades brasileiras. Que orgulho!

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) são as universidades brasileiras mais bem qualificadas, ocupando a segunda e terceira posição respectivamente. A lista foi divulgada na última terça, dia 7.

Organizado pela Times Higher Education, o THE Latin America University Ranking tem o trabalho de avaliar 166 instituições de 13 países da América Latina para escolher as 10 melhores.

A posição de 2020 repete o ranking de 2019, onde as três primeiras posições ficaram com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida pela USP e pela Unicamp.

O Brasil ainda tem mais cinco universidades no top 10 de instituições classificadas. São elas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

O ranking foi divulgado enquanto acontecia o Fórum Latino-Americano promovido pela THE, que neste ano foi virtual por conta da pandemia.

O evento reuniu dirigentes de instituições de ensino superior de toda a América Latina para discutir possíveis planos de atuação das universidades na pandemia, tanto agora quanto no futuro.

Para a escolha das melhores universidades, são considerados 13 indicadores de desempenho, incluídos em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

O Brasil também liderou no que diz respeito a quantidade de universidades avaliadas pela THE: Das 116 instituições, 61 foram só do Brasil. O Chile aparece logo em segundo com 30 universidades avaliadas.

Veja o ranking do top 10 da América Latina abaixo:

Com informações Jornal da USP
Imagem de capa: Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Ferreira; J.C./USP)

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

4 semanas ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

4 semanas ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

4 semanas ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago