Cristiane Mendonça

O amor é pássaro de asas grandes: voa longe, mas sempre pousa perto

Houve um tempo em que eu acreditava que amor era casar e ter filhos. Essa ideia de conto de fadas, me seguiu, de forma inconsciente, até meus vinte e poucos anos. Um belo dia, eu pensava, um bom rapaz surgirá, haverá um casamento, um vestido de noiva e crianças. Porém, conforme vivi as minhas experiências, delineadas por alegrias e tristezas, eu descobri: o amor não é um padrão de comportamento. O amor é atitude de quem experimenta a vida correndo os dedos pelos entalhes.

E foi pelo tato, que eu descobri como realmente era o amor. Eu consegui senti-lo nas nuances, nos relevos, nas curvas, nas profundidades, nas superfícies: lá estava o sentimento universal, aclamado pelos poetas, reverenciado pelos religiosos e sorvido até o último gole pelas mães.

Ao tocá-lo, eu compreendi o amor. Não de forma protocolar, não como um simples estado civil, não como uma princesa da Disney, mas no dia a dia, nas minúcias e nas grandiosidades.

O amor de quem gesta e pare seus próprios sonhos, o amor de quem faz com esmero, o amor de quem ilumina o caminho do outro, o amor de quem dá a mão, de quem diz não, de quem diz sim. O amor de quem se aninha por vontade, de quem perdoa, de quem constrói, de quem começa do zero mais uma vez. O amor de quem se permite iluminar pela alegria do outro. O amor de quem se olha no espelho e se ama, por dentro e por fora, não por ser perfeito, mas por ser como é.

E quanto mais eu experencio o amor, mais eu o reconheço em gestos e pessoas. É simples: o amor faz biscoito frito e macarronada, oferece café, chama de tia, pede conselho, perdoa, pergunta como estamos, se emociona, se embravece, sabe latir e miar. O amor te cobre nos dias frios, te deseja sorte, reza por você, te abraça quando não sabe o que dizer. O amor sabe calar, mas grita, se preciso for! O amor é sábio: consegue ser pequenino e ser gigante; sabe se apagar, para fazer o outro brilhar.

Um grande amor existe no rostinho do filho que acaba de nascer; entre dois amigos de infância; no livro publicado; na casa de janelas azuis; no quarto de um hospital; tomando chá de camomila quando todas as palavras já se esgotaram.

Se esse sentimento pode ser tão amplo e mutável, tão sublime e tão simples, ele não deve ser colocado em caixas, tampouco emoldurado. Não carece de regras, pois amor é pássaro de asas grandes: por mais que voe longe, ele volta e pousa perto.

E, se alguém um dia lhe perguntar: já viveu um grande amor? Qual resposta você será capaz de dar? A história oficial? A contada nos livros ou aquela que é, exclusivamente, sua?

***
Photo by __ drz __ on Unsplash

Cristiane Mendonça

Cris Mendonça é uma jornalista mineira que escreve há 14 anos na internet. Seus textos falam sobre afeto, comportamento e Literatura de uma forma gostosa, como quem ganha abraço de vó! Cris é também autora do livro de crônicas "Mineiros não dizem eu te amo".

Share
Published by
Cristiane Mendonça
Tags: amor

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

1 dia ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

1 dia ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

2 dias ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

3 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

3 dias ago