motivação

Engenheiros de universidade no Paraná consertam de graça respiradores hospitalares

Um grupo de alunos e docentes do curso de Engenheira da Universidade Federal do Paraná está realizando a manutenção gratuita de respiradores médicos hospitalares. Que ajuda maravilhosa!

O grupo recebeu o nome de “Médicos de máquinas”, e está indo em vários hospitais para tratar dos respiradores que estavam inoperantes, colocando-os novamente em funcionamento. Tudo isso de graça, apenas para ajudar neste momento tão difícil.

O grupo existe a menos de duas semanas e foi criado após o estado declarar a total escassez de respiradores para atender a demanda de pacientes internados. Sem financiamento algum, o grupo é totalmente voluntário em termos de mão de obra, fazendo o conserto, instalação e manutenção dos respiradores.

“A intenção é deixar todos os equipamentos funcionando. Em alguns casos são necessárias peça específicas, aí temos que fazer a análise e correr atrás”, comentou Paola Montanheiro, uma das voluntárias do grupo que é bióloga – a iniciativa tomou grandes proporções e profissionais de diferentes áreas estão contribuindo com alguma ajuda.

O professor Alexandre Pescador Sardá, do Departamento de Engenharia Mecânica da universidade, explica que os funcionários que não possuem conhecimento na área recebem suporte à distância quando estão nos hospitais.

“Pedimos apoio porque são aparelhos que requerem um alto grau de limpeza e desinfecção”.

O grupo já passou pelo Hospital São Vicente e o Hospital das Nações, em Curitiba, além do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, no município de Rebouças, também no Paraná.

Falando no Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, este tinha apenas um respirador e estava quebrado. Não mais graças aos voluntários.

“Diminuímos a pressão da rede, o que ocasionava um rompimento da mangueira de ar no ventilador. Trocamos a bateria, que estava desde 2009 sem substituição, e testamos toda a parte eletrônica dos parâmetros. Também realizamos os ajustes de pressão e calibragem”, contaram os engenheiros.

Com informações da UFPR
Imagem de capa: Reprodução

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago