Arte - Diversos

Quenianos montam barco com apenas chinelos velhos e toneladas de plástico reciclado

Eles além de usarem resíduos para a construção de algo muito prático e útil para eles, ainda buscam que, com essa atitude, aumente a conscientização das outras pessoa sobre a poluição por plásticos.

Não podemos dizer que chinelos são calçados tão duráveis quanto outros. Muitas pessoas enxergam eles como descartáveis e assim acabam fazendo. Quem nunca encontrou pé de chinelo jogado na rua? Agora imagina essa proporção no mundo inteiro: são milhares de toneladas de chinelos que poluindo o meio ambiente, inclusive os oceanos do planeta.

Ben Morison é um operador turístico em Lamu, no Quênia, e grande parte de seus negócios gira em torno de expedições e passeios de barco. Infelizmente, nos últimos anos, Ben percebeu uma quantidade crescente de poluição plástica enquanto transportava turistas pelo mar e percebeu que essas toneladas de plástico estavam prejudicando o mar e também os seus negócios.

Foi então que Ben teve a ideia de montar um barco todinho feito a partir resíduos de plástico reciclado, principalmente chinelos usados. O objetivo, além de ajudar o meio ambiente é aumentar a conscientização sobre o problema da contaminação para os seus colegas, tripulantes e quem mais atentar-se ao problema. Ben liderou uma equipe de voluntários parra coletar e reciclar todo plástico encontrado nas ruas e no mar e também um pediu ajuda a um engenheiro e artesãos para a construção do novo barco.

Foram necessários dois anos de muito trabalho duro, mas o ‘Flipflopi dhow how – nome do barco, finalmente ficou pronto e se tornou um símbolo local contra o combate dessa crise de poluição.

O barco tem 9 metros de comprimento e foi construído com mais de 10 toneladas de plástico.

“Cerca de 3 bilhões de pessoas usam chinelos. Eles são a peça mais onipresente de calçados. Eles são usados ​​por negros, brancos, australianos e americanos. Eles atravessam barreiras linguísticas e barreiras de idade”, disse Ben.

O navio de Ben agora está procurando inspirar outras pessoas a fazer este mesmo tipo de trabalho e quem sabe, expandi-lo para todo o mundo.

O Flipflopi já realizou algumas viagens curtas por Lamu e em breve tem a perspectiva de fazer viagens mais longas, nas quais toda a equipe terá como objetivo aumentar a conscientização entre governos, empresas e cidadãos para o combate à poluição por plásticos.

Com informações Nation

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Honestidade demais pode ser brutal

Um dia, alguém que você ama lhe fará uma pergunta esperando receber algum tipo de…

13 horas ago

Jovem compra bolo com cobertura preta mas se surpreende após comer o doce

Ao invés do tradicional glacê ou chocolate, ela optou por um delicioso bolo com cobertura…

13 horas ago

Virginia Fonseca surpreende ao doar grande quantidade de roupas para vítimas no Rio Grande do Sul

A influenciadora digital Virginia Fonseca mostrou sua solidariedade em meio à tragédia que assola o…

14 horas ago

Homem mais gordo do Reino Unido, Jason Holton, falece aos 33 anos

No último sábado, o Reino Unido lamentou a perda de Jason Holton, conhecido como o…

2 dias ago

Intérprete que traduziu show de Madonna ao vivo enfrenta dificuldade com a palavra “periquita”

Durante o recente show de Madonna, além das poderosas performances e dos momentos emocionantes, uma…

2 dias ago

Criança perde a vida ao ser forçada pelo pai a correr em esteira: “Acima do peso”

Uma história chocante veio à tona nos Estados Unidos, onde um pai foi acusado de…

5 dias ago