Lição de vida

Homem se forma no Ensino Médio aos 90: a vontade de aprender é maior que tudo

O perseverante senhor conseguiu realizar o sonho de terminar seus estudos e o Ministério da Educação ainda confirmou que ele vai receber um bônus para ajudar a pagar suas despesas.

A realização de estudos, até se formar na faculdade ou no ensino médio, é algo que para muitos jovens hoje em dia não é algo impossível. Porque, graças ao progresso no campo dos direitos humanos, no desenvolvimento social e as mesmas tecnologias, o conhecimento e acesso à educação está disponível para muito mais pessoas em comparação com oo século passado.

Hoje, os maiores obstáculos são terminar a faculdade e, em seguida, se inserir no mercado de trabalho. Infelizmente, essa parte depende muito do reflexo de como a educação foi passada nos diferentes países;

Mas essa era uma preocupação que não existia há muitos anos, como no início ou no meio do século passado, quando muitas crianças da época atingiram a idade adulta sem sequer ter entrado na sala de aula ou, nesse caso, não continuaram ou não puderam continuar os estudos.

Uma realidade vivida pelo Sr. Alfredo Guzman, 90, que atualmente reside na comuna de Comalapa, em Chontales, Guatemala. Um homem que, em seus muitos anos, ensinou muitas pessoas, e especialmente jovens, sobre a importância da perseverança. Estude e aprenda a progredir, você sempre pode – são palavras que repetiu para outros ao longo dos anos.

Mas faltava algo pra ele e, mesmo aos 90 anos, Guzman conseguiu realizar um de seus sonhos que era se formar no ensino médio, realizando-o no instituto público Emmanuel Mángalo. Fato que foi reconhecido pelo Ministério da Educação da Guatemala, de onde eles também confirmaram que deram a Guzman um bônus para ajudá-lo a pagar por seus estudos.

Nada mais justo para uma pessoa que sempre enxergou na perseverança o melhor caminho para uma vida plena e honesta.

Com informações do site UPSOCL

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Às vezes, a única resposta que você precisa é observar como uma pessoa lida com um conflito

"Se eu machuco alguém, eu reconheço isso, peço desculpas e posso mudar." A frase, dita…

2 dias ago

O Vazio por Trás do Monitor: Por Que a Solidão em Jogos Online É um Sentimento Compartilhado

Em um mundo hiperconectado, milhões de pessoas sentam-se diariamente diante de monitores brilhantes em busca…

2 semanas ago

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

3 meses ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

3 meses ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

3 meses ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

3 meses ago