REFLEXÕES

4 mantras de amor, de acordo com Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh é um mestre zen que refletiu profundamente sobre o amor. Sua obra mais conhecida é o amor verdadeiro. Uma prática para despertar o coração (Amor verdadeiro: uma prática para despertar o coração). Este livro contém ensinamentos valiosos e também inclui quatro mantras de amor indispensáveis ​​para fortalecer os diferentes relacionamentos afetivos.

Para Thich Nhat Hanh, o amor deve ser uma fonte de felicidade e não de sofrimento. No entanto, é um sentimento que exige compromissos e promove a evolução pessoal através deles. Os mantras de amor são uma maneira de lembrar os convênios básicos de todo relacionamento.

“O amor verdadeiro é feito de compreensão.” -Thich Nhat Hanh-

Embora mantras de amor sejam particularmente aplicáveis ​​ao casal, eles também têm impacto em qualquer tipo de relacionamento afetivo. Eles apontam para a essência do sentimento de amor, no qual os envolvidos se apoiam e se aceitam. Estes são os quatro mantras que Thich Nhat Hanh propõe.

1. Eu sei que você está aqui e isso me deixa muito feliz

O primeiro presente que pode ser dado a alguém que amamos é reconhecer sua existência e sua presença. É por isso que o primeiro dos mantras de amor fala de reconhecimento. É expresso em duas declarações. O primeiro: “Eu sei que você está aqui”. Implica dar a entender ao outro que estamos atentos a sua existência.

A segunda declaração afirma: “E isso me deixa muito feliz”. Portanto, não basta focar apenas no outro, mas deve ser acompanhado de um sentimento de aprovação, de satisfação. É uma maneira de nos lembrar e lembrar o outro da importância de sua presença.

Mestre Thich Nhat Hanh recomenda lembrar este mantra todos os dias, pelo menos duas vezes. Uma vez por nós mesmos, sem dizer isso. E novamente dizendo aquela pessoa especial que queremos em nossa vida, porque nos faz felizes.

2. Eu estou aqui para você, um dos mantras de amor essenciais

O segundo dos mantras de amor é o complemento do anterior. Significa, basicamente, fazer presença na vida do outro. Se você está atento aos sentimentos e necessidades de outra pessoa, é importante deixá-los saber através de palavras ou atitudes.

Há muitas maneiras de dizer “estou aqui para você”. Cada gesto e cada ação que significa apoio e respeito é uma maneira de expressá-lo. Isso implica que conhecemos o outro o suficiente para detectar os momentos em que ele precisa da nossa presença.

Também implica corresponder aos seus gestos e palavras. Valor o que nos dá. Da mesma forma, é sempre bom dizer isso com palavras no momento certo. Se alguém amado disser “Estou aqui”, muitas preocupações e encargos acabam sendo aliviados.

3. Eu sei que você está sofrendo e você pode contar comigo

Na linguagem do amor, é muito importante que o outro saiba que não estamos ao seu lado apenas quando tudo está indo bem. Também é necessário que desenvolvamos sensibilidade suficiente para detectar o sofrimento naquele que amamos.

Somente quando outra pessoa percebe que estamos sofrendo, isso contribui muito para nós. O reconhecimento desse desconforto é uma maneira de validar o que sentimos e expressar respeito por ele. Portanto, é uma maneira de reafirmar o ser do outro.

Ninguém tem a obrigação de assumir responsabilidade pelo sofrimento do outro, mas pode proporcionar a sua compreensão, escuta e uma palavra de encorajamento. Nem sempre é fácil entender as razões que o outro tem que sofrer, mas estar lá e não questionar, basta.

4. Estou sofrendo e preciso de ajuda

Mestre Thich Nhat Hanh aponta que este é o mais difícil de todos os mantras de amor. Isso significa superar o orgulho e o medo. Significa também não nos deixarmos levar por uma falsa autonomia e poder confiar no outro quando precisamos dele.

Não importa o quanto alguém nos conheça, nem sempre perceberão que estamos sofrendo. Nem é possível que ele sempre consiga saber a magnitude desse sofrimento. Expressar isso é uma maneira de facilitar a compreensão e a compreensão. Este mantra anuncia que estamos em uma situação particular e precisamos do apoio do outro.

Neste caso, é melhor expressá-lo com palavras, caso contrário, pode ser emprestado a mal-entendidos. Muito melhor se a pessoa puder expressar como o outro pode ajudar. Desta forma, o desconforto ou a razão para o sofrimento é limitado e, assim, impede que o vínculo de amor se espalhe e contamine.

Tradução do portal la mente es maravillosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

13 horas ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

14 horas ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

2 dias ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

2 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

2 dias ago