Pamela Camocardi

Não se engane: amor só faz morada em coração limpo

O seu coração está limpo? Limpo para receber um novo amor ou para recomeçar um antigo? Limpo para se jogar em uma aventura de sábado à noite ou para jurar amor eterno em um altar? Limpo para viver sem mágoas, sem ressentimentos e sem medos? Então, sente aqui e vamos conversar.

Para começo de conversa deixemos claro que um coração limpo não é um coração sem marcas (até porque não conheço um ser humano na face da terra que não tenha lembranças ruins, amores mal resolvidos ou histórias dignas de filmes). Nosso coração é cheio de marcas e de cicatrizes mesmo. Algumas possuem até nome e endereço. A questão que discutiremos aqui é como somos capazes de amar em liberdade e não valorizamos isso.

Parece automático: mal saímos de um relacionamento e já queremos entrar em outro. Tudo para não sentir saudade, carência ou rejeição. O problema é que limpar um coração exige tempo e nem sempre ele é curto como gostaríamos.

Para que uma relação dê certo não podemos trazer bagagens traumáticas de relações anteriores. Até, porque, convenhamos: querer que um novo amor cure seus traumas ou faça a faxinal emocional que você se recusou a fazer é, no mínimo, um sentimento egoísta do seu ego.

É preciso entender que tudo o que acontece tem um motivo e que ninguém cai de paraquedas nas nossas vidas. Mesmo nos relacionamentos ruins tiramos aprendizagens que levaremos conosco para sempre. Através deles sabemos muito bem o que queremos e o que não queremos mais nas nossas vidas.

Já imagino que a essa altura do campeonato você esteja perguntando “tá, Pamela, e como faço para limpar o coração?”. Agora entra a parte boa da história: é mais simples do que você imagina!

Primeiramente, esteja disposto a isso. Purifique sua mente, busque equilíbrio emocional e pare de aceitar migalhas de atenção. Entenda que você é um ser único e, como tal, merece um relacionamento leve, intenso e duradouro. Acredite no amor, nas pessoas e nas novas possibilidades que surgem na sua vida.

Limpeza de coração exige constância. É um exercício diário de equilíbrio emocional, autocontrole e amor próprio. É acreditar que a vida acontece agora e que, embora o passado tenha sua importância, não é capaz de determinar seu futuro.

Um coração limpo é um coração preparado para receber um novo amor, com pessoas dispostas a fazerem dar certo. É um coração curado, forte e equilibrado e, acredite, isso fará de você uma nova pessoa. Como dizia Caio Fernando Abreu “bonito mesmo é essa coisa da vida: um dia, quando menos se espera, a gente se supera. E chega mais perto de ser quem – na verdade – a gente é”.

Foto por catálogo de pensamento no Unsplash

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Share
Published by
Pamela Camocardi

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

13 horas ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

13 horas ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

2 dias ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

2 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

2 dias ago