Uma cena comoveu a internet nos últimos dias e levou muita gente a pensar sobre responsabilidade social, empatia e sobre como pequenos gestos são o suficiente para transformar a vida de alguém. Os protagonistas desta cena são, a menina Bárbara Matos Costa, de 9 anos; e o vendedor de picolés Francisco Santana Filho, o Zezinho, de 68 anos. A união destas duas pessoas de gerações e realidades sociais tão distintas viralizou nas redes sociais, e esta é uma das melhores histórias que você vai ler hoje.
Há 44 anos, Zezinho vende picolés em frente ao Colégio Diocesano, instituição particular de Crato (CE), situada na região do Cariri cearense. Como muitos brasileiros, o idoso passou a maior parte de sua vida analfabeto. Mas esta é uma realidade que o vendedor de picolés está aos poucos deixando para trás, porque ele agora conta com a ajuda especial de uma professora bastante dedicada, a pequena Bárbara, aluna do Diocesano que, há dois anos vem reservando um tempinho após as aulas para ensinar Zezinho a ler e a escrever.
A cena foi flagrada pela psicopedagoga Risélia Maria, que imediatamente fez o registro e postou nas redes sociais. Na foto, Bárbara e Zezinho estão sentados no chão, em frente à escola, em meio a mais uma aula da “professora Bárbara”. Sobre o aluno, a menina conta:
“O Zezinho merece um dez! (…) Às vezes, eu escrevo uma palavra com tracinhos para ele cobrir, como ‘picolé’ e ‘amor’. Também coloco as letrinhas para ele juntar”.
Zezinho, que acreditava já “não ter cabeça” para aprender mais nada, não esconde a emoção ao falar sobre o progresso no seu aprendizado: “Já sei assinar meu nome e juntar algumas letras. Ela me ensina aos pouquinhos e eu vou aprendendo devagar.”, contou o idoso.
E o belo gesto de Bárbara pode ter deixado sementes, porque a professora Risélia, sensibilizada com a história de Zezinho, também já se dispôs a ensiná-lo.
***
Com informações de Correio Braziliense
Imagem de capa: Risélia Maria/Divulgação
Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…
Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…
No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…
Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…
Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…
Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…