psicologia

As consultas estão cheias de pessoas sensíveis, não loucas

Quando o mundo é muito contraditório e difícil de suportar, a patologia aparece nas pessoas como uma defesa contra ela. A dicotomia normalidade versus anormalidade se torna difícil de entender quando às vezes o ambiente é o que falha e os sintomas de pessoas com algum distúrbio psicológico são apenas evidências de que eles resistem, eles lutam contra o que não é compreendido, mesmo que seja o caminho errado.

Todos nós percebemos que trabalhamos nesta maravilhosa disciplina científica chamada psicologia: as consultas são cheias de pessoas sensíveis, não de pessoas loucas. Eles não estão cheios de pacientes mentais. Eles estão cheios de pessoas com uma sensibilidade especial que, se não continuarem a ser adequadamente cuidadas, carregarão o rótulo dos doentes, quando, antes de mais nada, tiverem coragem de resistir.

“De todos os diagnósticos, a normalidade é a mais grave, porque ela é desesperada”
-Jacques Lacan-

Catalogar como loucura ou doença mental a sensibilidade ao sofrimento

O novo DSM-V, onde todos os transtornos psicopatológicos são coletados, acrescenta muito mais rótulos diagnósticos do que muitos psicólogos gostariam. Às vezes, o sofrimento é classificado como algo prejudicial, sem prestar atenção ao fato de que é o mesmo sofrimento que nos diz que algo da vida da pessoa deve mudar em sua forma e função.

Para etiquetar todas as formas de sofrimento, aproximando-se de um instrumento que se apresente cientista temia que bem compreendida se falamos de horóscopos “efeito Barnum” significa qualquer descrição pode ser verdade para aqueles que leem ou recebidos como é demasiado geral. Nesse caso, embora esse novo DSM V queira ser o mais específico possível, ele tem muitos diagnósticos, tantos que qualquer um de nós poderia ter um ou vários.

O sofrimento psicológico não está em uma parte específica do cérebro. É situacional e subjetiva ao mesmo tempo, com efeitos no cérebro, mas não o contrário. Se fosse esse o caso, falaríamos sobre um distúrbio psicológico devido a uma causa orgânica, algo que deveria ser tratado de maneira diferente.

A psicologia procura as chaves para modificar a maneira de enfrentar uma situação que produz dor na pessoa ou para minimizá-la tanto quanto possível; o que terá seus efeitos no cérebro pela maravilhosa plasticidade disso.

A psicologia é uma ciência, mas não precisa ser uma ciência médica, mas uma ciência exata, sanitária, mas com uma entidade própria e distinta da medicina ou da psiquiatria, embora você possa trabalhar em conjunto. Para fazer isso, ele deve olhar para suas raízes e explorar o que os novos movimentos já estão fazendo: parar de falar sobre categorias, falar sobre pessoas dentro de um contexto complexo. Tudo com sensibilidade e rigor, que não são opostos.

O risco de tratar a defesa contra ela como “loucura”

Os profissionais de psicologia têm uma grande responsabilidade em relação aos pacientes. Muitos deles têm procurado tratamento sério, mas também procuram algo de humanidade e sensibilidade. Nós não somos alheios ao mundo em que vivem, também nos encontramos nele.

Portanto, sua sintomatologia não apenas nos diz o que acontece com eles, mas também o que eles resistem, que parte do mundo, que parte de sua história e sua relação com o mundo não foi integrada. Isso não nos fala apenas de sua sensibilidade, mas da falta dela que o mundo possui.

Esquizofrenia, transtorno de personalidade limítrofe, depressão, transtorno de dependência ou transtorno bipolar podem ter diferentes causas e sintomas, como afirma vários manuais e estudos. O que não é coletado às vezes com a mesma clareza é que a variabilidade de pacientes requer comprometimento na busca do que realmente os direciona para o transtorno e quais são os recursos disponíveis para enfrentá-lo.

Mesmo em distúrbios como a esquizofrenia ou transtorno bipolar com uma contrapartida biológica não negligenciável, a psicologia tem que agir como uma lupa, um microscópio e um telescópio de uma só vez: a saber se expandir, analisar em detalhe ou perspectiva que aconteceu na vida dessa pessoa para que seus sintomas sejam aqueles, com essa intensidade e não outros.

O que para uma pessoa pode ser um ambiente estável e calmo, pois outra pode ser limitar e culpar. Mesmo tendo os mesmos correlatos biológicos, duas pessoas podem ser totalmente diferentes dependendo do que viveram e da interpretação que fizeram do que viveram.

É por isso que devemos estudar sensibilidade, reatividade a um mundo hostil e isolamento emocional em todos os casos, porque eles são um terreno fértil para qualquer transtorno psicopatológico. Trate com rigor científico, mas também com consciência social.

Evite rótulos destrutivos: uma pessoa pode ter passado por abuso, abuso, doença e todos os tipos de situações difíceis e ainda estar à sua frente, seja como pessoa ou como profissional. Ele é um homem corajoso e merece ser tratado como tal. Seus sintomas estão quebrando sua sensibilidade e apego ao mundo, afastando-o ainda mais de seus objetivos e sonhos.

Não compartilhemos da indiferença e frieza com que o mundo os dá. Que sua sensibilidade retorne para vesti-los e não para separá-los. Sua fraqueza pode ser nossa amanhã, curando-a também fazemos para este mundo de “pessoas loucas” que todos nós sofremos de alguma forma.

Traduzido do site La mente es maravillosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

1 dia ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

1 dia ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

2 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

4 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

4 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

6 dias ago