vida

A dor física e o perdão

O perdão é um processo complexo que exige que você coloque em jogo muitos dos seus recursos emocionais. Dificilmente ele é produzido de forma espontânea, principalmente se a ferida tiver sido profunda. Por isso é normal que seja muito difícil perdoar. O ruim é que este rancor pode acabar afetando seriamente a sua saúde e o seu bem-estar.

Às vezes pode dar a sensação de que a dor física não tem explicação, mas não é bem assim. Você não imagina quantas dores no corpo são realmente causadas pela mente e pelas emoções.

Os consultórios médicos permanecem lotados de pessoas que procuram alívio para essas doenças, e na maior parte das vezes, só encontram uma receita que mascara os sintomas. O problema é que, quando a causa de alguns sintomas não é evidente e eles, em princípio, não são preocupantes, muitas vezes não se destina muitos recursos para encontrar sua origem.

“Ensinemos a perdoar, porém, ensinemos também a não ofender. Seria mais eficiente.”
–José Ingenieros–

Tudo aquilo que está na mente repercute no corpo. A razão é muito simples: praticamente todo o nosso organismo está associado ao sistema nervoso. Este, por sua vez, é o encarregado de perceber e processar as emoções. Assim, quando as emoções e/ou os pensamentos estão alterados e não são processados, se manifestam de igual forma.

Muitas vezes isto ocorre em forma de desconforto ou de dor física em alguma parte do corpo. Uma dor para a qual nenhuma causa visível é identificada em nenhum tipo de exame que busque uma alteração fisiológica. Algo que pode desesperar o paciente, mas que também pode deixar o médico aflito se ele não estiver familiarizado com as doenças funcionais.

O corpo e o perdão

Os estudiosos do tema foram capazes de estabelecer uma relação clara entre a dor física e processos emocionais, como o perdão. Falamos do perdão porque se trata de um destes processos emocionais complexos, que evocam emoções muito potentes e difíceis de digerir. Está relacionado com a ira, a tristeza, a paranoia e o rancor. Por isso ele pode causar graves danos emocionais, mas também se manifestar como dor física.

O corpo grita o que a palavra cala. Não perdoar é viver no passado, atados a um sentimento que não evolui. Um rancor mascarado que se estanca e se alimenta de uma forma muito negativa. Alguns dizem que é como ter um carvão ardendo entre as mãos, à espera do momento oportuno para arremessá-lo a essa pessoa pela qual se sente rancor. O dano é maior a quem o segura do que à outra pessoa.

Existem determinados órgãos do corpo que estão especialmente relacionados com as marcas e os vestígios de um perdão que ainda não foi produzido. A garganta, o sistema respiratório, o pescoço, os tornozelos, as costas, entre outras, são partes do corpo que, quando doem sem razão aparente, podem indicar a existência de um processo de perdão que não foi concluído.

O mapa do perdão no corpo

É bom que você esteja atento a estas dores físicas que aparecem e desaparecem de forma reiterativa, sem que haja uma razão específica para que isso ocorra. O mais provável é que se trate de emoções não resolvidas, em particular de um perdão que não foi outorgado. O seu corpo fala do perdão da seguinte forma:

Dor e irritação da garganta. A dor de garganta está relacionada com palavras que não foram ditas, ou com uma incapacidade para expressar a dor que surgiu depois de sofrer uma afronta.

Gripe frequente. Fala de lágrimas que não foram choradas, certamente por orgulho, ou porque há tanta raiva que ela impede de reconhecer o dano que nos causou.

Dor no pescoço. Esta parte do corpo reflete e flexibilidade ou inflexibilidade de uma pessoa. Se o rancor foi instalado na sua vida, provavelmente você irá reparar que a região do pescoço será muito afetada. O rancor é uma paixão que induz a uma forte tensão que deve ser suportada por muito tempo, o que acaba afetando a musculatura do pescoço.

Tornozelos. Quando você não quer abrir o caminho para um processo de perdão, é muito provável que seus tornozelos reflitam isso. Essa é uma articulação que projeta a capacidade de avançar na vida. Quando você sente dor nos tornozelos, quase sempre é porque está preso em um sentimento negativo.

Dor nas costas. Neste caso, o que acontece é que a ausência de perdão é sentida como um fardo que é rejeitado de forma inconsciente. O rancor origina um peso emocional que se transforma em dor nas costas, especialmente na zona do meio. Se o rancor está relacionado com temas de dinheiro, é mais frequente que a dor seja projetada na parte inferior das costas.

Dor nos joelhos. Essas dores estão frequentemente associadas com a resistência a ceder. É o orgulho que está dominando os atos. A pessoa acredita, de forma consciente ou inconsciente, que perdoar é um ato de submissão.

Dor nos dentes e na gengiva. Estas partes do corpo estão estreitamente ligadas com todo tipo de sentimentos agressivos. Quando existe dificuldade para expressar a raiva, o mais provável é que os dentes se rachem ou que as gengivas se inflamem. Se a ira é maior, os dentes tendem a perder sua posição.

O corpo é como um mapa no qual se pode seguir a rota destas emoções que estão contidas, que não foram expressadas. Não somos apenas um organismo, ou apenas uma mente. A mente e o corpo estão unidos, eles se complementam, influenciam um ao outro de forma mútua. Por isso, quando há uma dor física, sempre se deve refletir sobre o componente emocional que pode estar associado a ela.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

2 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

2 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago