Isabela Nicastro

Mentira: a bomba-relógio de um relacionamento

Por Isabela Nicastro – Sem Travas no Coração

Desde criança, mentira nunca me agradou muito. Odiava me sentir enganada pelos adultos, que falavam uma mentirinha de leve para esconder algo que menores não podiam saber. Eu também não costumava mentir. Pelo contrário, era sincera até demais. Lembro-me de uma vez ter chegado em um conhecido do meu pai, que estava em uma roda de amigos e dito que ele era péssimo no truco. Afinal, era isso que eu ouvia em casa. No fim, acabei não entendendo o porquê de ter constrangido a todos com a simples verdade.

Pois é, a verdade, às vezes, pode ser constrangedora. E aqui, longe de falar sobre mim, trago esse pequeno exemplo que reflete o quanto eu, você e todos nós odiamos ser enganados. Seja sobre a nossa performance no truco ou sobre qualquer outra razão mais importante. Preferimos a verdade, por mais que ela doa, por mais que nos envergonhe.

No amor, então, a mentira é como uma bomba-relógio. A cada ato mentiroso, colocamos em risco o sentimento. Quando a bomba finalmente explode, é inevitável sair machucado, ferido, sangrando. Além disso, a mentira é cumulativa e progressiva. Quem mente uma vez por coisa simples, provavelmente, vai mentir outra por algo ainda mais grave. Já quem perdoa uma, duas, três vezes tende a viver esperando pela próxima, desconfiado e sem paz.

A lealdade que esperamos com os relacionamentos se quebra facilmente a cada pequena mentira. Ao estar presente, a mentira transforma dois amantes em loucos. O que mente acredita na própria mentira e constrói uma trama em que até ele mesmo tem dificuldade para dissolver. Já quem recebe a mentira, enlouquece diante da contradição entre fatos, atos e o que se ouve. É tortura psicológica para ambos, indícios de que a bomba está prestes a estourar.

Portanto, apesar de dolorosa, a verdade não confunde, não maltrata, não enlouquece. Ela está ali, nua e crua, basta que seja dita. E, apesar das consequências, somente a verdade tem força sobre a possibilidade de perdão. Só ela é capaz de desativar a contagem regressiva para o fim de um relacionamento. Afinal, ninguém, em qualquer hipótese, deseja conscientemente explodir a própria felicidade.

Fonte indicada: Sem Travas no Coração

Isabela Nicastro

Capricorniana, 23 anos, jornalista. Apaixonada por mar, cães e cafés da tarde em família. Não dispenso bacon e muito menos uma boa história. Meu coração é intenso e grita mais do que a razão. Tenho o sentimento como guia e a escrita como ferramenta.

Share
Published by
Isabela Nicastro
Tags: mentira

Recent Posts

Honestidade demais pode ser brutal

Um dia, alguém que você ama lhe fará uma pergunta esperando receber algum tipo de…

17 horas ago

Jovem compra bolo com cobertura preta mas se surpreende após comer o doce

Ao invés do tradicional glacê ou chocolate, ela optou por um delicioso bolo com cobertura…

17 horas ago

Virginia Fonseca surpreende ao doar grande quantidade de roupas para vítimas no Rio Grande do Sul

A influenciadora digital Virginia Fonseca mostrou sua solidariedade em meio à tragédia que assola o…

18 horas ago

Homem mais gordo do Reino Unido, Jason Holton, falece aos 33 anos

No último sábado, o Reino Unido lamentou a perda de Jason Holton, conhecido como o…

2 dias ago

Intérprete que traduziu show de Madonna ao vivo enfrenta dificuldade com a palavra “periquita”

Durante o recente show de Madonna, além das poderosas performances e dos momentos emocionantes, uma…

2 dias ago

Criança perde a vida ao ser forçada pelo pai a correr em esteira: “Acima do peso”

Uma história chocante veio à tona nos Estados Unidos, onde um pai foi acusado de…

5 dias ago