comportamento

Depressão Sorridente: quando a tristeza se esconde por trás de um sorriso

Quem é que nunca encontrou um amigo que está passando por um momento de muita dificuldade, mas que, mesmo assim, quando questionado sobre como vai a vida, sorri e diz que está “bem”?

Nós ouvimos a resposta e sabemos que as coisas não estão bem. Muitas vezes nós sabemos que esse amigo está doente  e que ele tem problemas. Nós sabemos que o sorriso dele é falso mas, mesmo assim, aceitamos a resposta socialmente esperada e seguimos com outros assuntos.

Infelizmente, esta situação é bastante comum. Na verdade, até nós mesmos tendemos em algum momento a esconder a tristeza, o estresse e as preocupações por trás de um sorriso. No entanto, quando nos escondemos atrás de uma máscara de tranquilidade e satisfação, nós também impedimos que as pessoas nos ajudem e isso torna mais fácil que nós nos isolemos e nos juntemos à fossa da depressão .

Quando a depressão sorri …

Existe uma ideia “pré – estabelecida de que uma pessoa deprimida não pode levar uma vida normal. Imagina-se que essa pessoa vai para a cama e não é capaz de ir para o trabalho, que ela chora o tempo todo e que, quando ela anda, está sempre se arrastando e cabisbaixa. No entanto, esta imagem é simples clichê, pois cada pessoa é diferente e lida com a depressão de forma individual.

Na verdade, você sabia que cerca de 71% das pessoas com depressão tentam escondê-la?

Algumas pessoas são deprimidas, mas elas conseguem manter um “humor funcional” e até em suas vidas diárias. São pessoas que riem, mas que carregam a sua dor por dentro. Elas não exteriorizam o que sentem mas, pouco a pouco,  são consumidas em fogo baixo, até que chega um momento em que sentem-se caindo aos pedaços, porque elas não podem mais suportar o peso da máscara que construíram para lidar com a realidade por tanto tempo.

Na verdade, no campo da psicologia, existe o que é conhecido como “depressão sorridente”. Essas pessoas têm uma aparência de normalidade e até de felicidade, porque elas vive os sintomas da depressão interiormente, mas elas os expressam. Na verdade elas tentam escondê-los. Como resultado, as pessoas de fora podem achar que elas têm uma vida perfeita.

Por que a pessoa esconde sua depressão?

As causas são diversas, mas, em geral, o sorriso é equivalente a um mecanismo de defesa, é uma máscara que serve para esconder um estado de vulnerabilidade.

– Ela tem vergonha do problema. Não podemos esquecer que a maioria dos problemas mentais ainda está coberta por um estigma social, então muitas pessoas não querem que os outros saibam que estão deprimidos. De fato, a depressão em particular, é considerada por alguns como falta de força de vontade e caráter, então é compreensível que se você tiver esse preconceito, tente escondê-lo considerando que é um “defeito”.

– Ela não quer reconhecer a depressão. Em alguns casos, a pessoa não quer reconhecer sua condição e se esconde atrás de uma aparência de normalidade, talvez esperando que a depressão desapareça por conta própria. Nestes casos, ocorre uma negação e o sorriso é um mecanismo de auto-afirmação pelo qual ele diz a si mesmo que não é tanto que ele realmente se sinta bem.

– Não querer se preocupar com os outros. Algumas pessoas tendem a manter problemas para si mesmas, são introvertidas pela natureza e não querem preocupar seus entes queridos com suas dificuldades. Nesses casos, elas fingem estar bem para não se tornar um fardo ou uma preocupação para os outros.

– Ela está muito preocupado com sua imagem. Há pessoas que pensam que os outros as valorizam apenas por causa da imagem que transmitem. É por isso que elas tentam fingir que está tudo bem, esconder a depressão e seu verdadeiro “eu”, tornando-se personagens que sobem todos os dias para um palco de teatro.

Quem é mais propenso a sofrer de depressão sorridente?

– Pessoas introvertidas, que tendem a manter problemas ou têm dificuldade em falar sobre suas emoções.

– Pessoas perfeccionistas, que exigem muito de si e acreditam que não podem falhar em nenhuma área da vida.

– As pessoas hiper responsáveis, que acreditam que carregam o mundo em seus ombros e pensam que, se entrarem em colapso, um cataclismo de proporções épicas ocorreria.

Os perigos da depressão sorridente

A pessoa deprimida que escolhe sorrir sofre, mas tenta viver como se não sofresse. No entanto, emoções e sentimentos nunca devem ser ignorados ou escondidos, porque isso não os fará desaparecer. Como resultado, aquela pessoa que talvez finge escapar da depressão, na realidade o que ela está fazendo é alimentá-la. A longo prazo, essa atitude terá seu preço. De fato, há muitos casos de tentativas de suicídio que levam os amigos e até mesmo membros da família completamente inconscientes.

Por outro lado, a pessoa que tenta esconder a depressão é geralmente responsável por preencher sua agenda, de modo que acaba levando a um ritmo de vida frenético que provoca grande desgaste. Essa necessidade de exagerar todos os dias acaba fazendo com que eles desmoronem emocionalmente, porque não é possível dar uma boa cara todos os dias ou em todos os dias. Mais cedo ou mais tarde, a irritabilidade, o cansaço, a tristeza e a tensão encontram um espaço para vir à luz.

O problema é que, neste momento, a pessoa se vê cara a cara com sua realidade e sente que está em um beco sem saída e sem ninguém para ajudá-lo. Por esse motivo, pode agir contra a sua própria vida.

Fingir o sorriso não é a solução

Um estudo particularmente interessante conduzido na Michigan State University analisou o impacto de um falso sorriso em nosso humor. Esses psicólogos seguiram um grupo de motoristas por duas semanas e descobriram que, quanto mais sorrisos fingiam, pior ficava o humor quando voltavam para casa, um clima marcado por irritabilidade, raiva e tristeza.

Portanto, é importante estar ciente de que as emoções negativas não desaparecem por si mesmas, elas devem ser abordadas. Esconder ou evitar o problema não fará com que ele seja corrigido. Além disso, você também deve saber que a depressão não é apenas resolvida dentro das paredes de uma prática de psicologia. A família e os amigos podem desempenhar um papel importante, desde que assumam uma atitude de apoio e realmente apoiem.

Por outro lado, se você conhece alguém que está tentando esconder a depressão por trás de um sorriso, fale com essa pessoa. Não pressione para lhe contar a situação dela, pois dessa forma ela provavelmente se distanciará ainda mais. Em vez disso, mostre sua vulnerabilidade e conte seus problemas. Desta forma, você será capaz de se conectar emocionalmente e será mais fácil para você se sentir identificado com suas dificuldades e dizer-lhe o seu próprio.

***

Fonte:
Scott, BA & Barnes, CM (2011) Uma Investigação Multinível no Campo do Trabalho Emocional, Afeto, Retirada de Trabalho e Gênero. Academy of Management Journal , 54 (1): 116-136.

Traduzido e adaptado pela CONTI outra. Do original Rincon Psicologia

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

21 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

21 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

4 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

4 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

5 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

7 dias ago