Às vezes a vida nos derruba. Chega sorrateira, inesperada, quando olhávamos para o outro lado. Não percebemos a queda se aproximando. Só a vemos quando já estamos com a cara no chão.

E agora o que fazer? Chorar, gritar, espernear, reclamar, sentir. Afinal, foi um susto, uma surpresa nada agradável, e não devemos esconder nossa frustração.

Aos poucos, no entanto, vamos avaliando os danos. Vendo onde e o quanto nos machucamos, e vamos preparando os curativos. Pode ser que os machucados demorem a sarar. Pode ser que nem tenham sido tão profundos.
Pode ser que fiquem cicatrizes, pode ser que não. De qualquer forma, aprenderemos alguma coisa, ou seremos lembrados de que estamos caminhando.

O caminho nem sempre é uma estrada tranquila, cheia de árvores banhadas pelo sol de outono. Por vezes é. Outras, é uma estrada pedregosa, com chuva, raios e ventos, na qual insistimos em caminhar.
Metáforas à parte, eis o que aprendemos com a vida: quanto mais caminharmos, mais quedas sofreremos. A algumas estaremos atentos, e conseguiremos escapar quase sem nenhum arranhão.

Outras nos levarão ao chão, e muitas vezes nos deixarão lá por um tempo, marinando sobre esta queda e tantas outras. Fazendo-nos inclusive repensar o caminho.

Porém, não se engane. Não há como evita-las. Cair e levantar é a dinâmica da vida. O que importa é levantar, sempre, não importa quanto tempo leve. E continuar.

Cada vez que levantamos, levantamos mais fortes. Nessa estrada de tijolos nem sempre amarelos, cada passo nos leva para mais perto de quem somos de verdade, revelando a força que habita em nós. Então, caminhemos.

Carolina Cavalcanti Pedrosa

"Curitibana, com o coração no mundo. Adoro escrever, ler, um bom filme e passar o tempo com minha família e amigos. Gosto de colecionar momentos. Vejo a vida com olhos de poesia, e transformo tudo em palavras. Encontro nelas meu refúgio e minha forma de espalhar amor e luz no mundo. Que elas possam deixar seu dia mais feliz e seu coração mais leve. Vem comigo?"

Share
Published by
Carolina Cavalcanti Pedrosa

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

12 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

12 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago