Tantas coisas vão embora sem dizermos adeus. Em uma terça-feira qualquer vimos, pela última vez, um vizinho que partiu para nunca mais. Mudamos de emprego e aquele colega de trabalho não atravessará outra vez nosso caminho. Abraçamos o amigo da faculdade, durante a colação de grau, e nossos olhares não se verão novamente pelos caminhos da vida.

Assim como também num dia, entrei pela última vez, na velha casa que abrigou a minha família e cujas paredes não existem mais. Nessa mesma casa onde meus pais, irmãos e eu, almoçávamos reunidos, e que em algum dia de 1997, moramos pela última vez, todos juntos sob o mesmo teto.

Como do mesmo modo, em algum momento não registrado, o pai atravessou a porta para não voltar, o irmão casou e a filha mudou de cidade, de forma que esses momentos tão cruciais para a vida de todos, não foram vistos como despedidas.

Um ente querido parte sem o abraço derradeiro, o último beijo foi dado sem saber, a caixinha de música quebrou, a carta escrita em 1985 sumiu, o prédio da rua ao lado ruiu e pela bela rua florida não caminharemos outra vez.

E, dessa forma, o tempo todo dizemos adeus – de forma oculta ou invisível – às pessoas e às coisas. Um adeus imperceptível que não machuca o coração, pois só damos conta dele, muito tempo depois. De forma que nos iludimos na certeza de que algo permanece, quando na verdade, os dentes brancos de agora, amarelam amanhã, o corpo magro engorda e vice-versa, e os filhos fazem as malas para não mais morarem conosco, na sabedoria certeira de um Budismo que professa: “Alegre-se porque todo lugar é aqui e todo momento é agora”.

Nesse mesmo agora, onde me despeço com profunda e inocente ignorância, de um hábito, de um lugar ou de alguém, que fluirão para outros lugares ou terão outras formas.

Cristiane Mendonça

Cris Mendonça é uma jornalista mineira que escreve há 14 anos na internet. Seus textos falam sobre afeto, comportamento e Literatura de uma forma gostosa, como quem ganha abraço de vó! Cris é também autora do livro de crônicas "Mineiros não dizem eu te amo".

Share
Published by
Cristiane Mendonça
Tags: adeus

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

16 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

16 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

4 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

4 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago