Às vezes amar alguém é fazer uma soma de escolhas que dizem respeito ao nosso bem-estar. Alguns podem chamar isso de egoísmo, outros de amor-próprio. Mas, amar alguém significa reconhecer no parceiro suas próprias fortalezas, e muitas vezes, fazer com que novas forças surjam por meio das limitações de quem está conosco.

O que nos alimenta na pessoa que diz nos amar?

O que existe na pessoa que amamos e que é capaz de nos fazer abrir mão do que sempre desejamos?

Construímos nossas crenças, absorvemos tantas outras como se elas fossem nossas, e talvez, nunca foram ou serão um dia. E, de repente, estamos diante de um outro que faz tudo isso cair por terra.

É nesse momento que as dúvidas nascem: do que estamos dispostos a abrir mão para viver uma história a dois? Qual preço teremos que pagar para deixar pelo caminho um desejo que, em determinado momento, perdeu a relevância diante da companhia de quem amamos?

Definitivamente: é a completude individual que nos sustenta. Se eu precisar ter um carro para ser feliz, se eu precisar de um companheiro, se eu precisar de uma casa na praia, se eu precisar de qualquer coisa que seja externa a mim para me sentir bem, muito provavelmente, tudo que eu tiver que abrir mão para estar com outro vai pesar mais adiante.

Mas, quem é a pessoa que você é, independente das tempestades? É exatamente esta pessoa que lhe acompanhará até o final da jornada: você com você mesmo, você com as escolhas que fez, você se sentindo em paz, mas nem sempre feliz, acima de qualquer cenário.

Cristiane Mendonça

Cris Mendonça é uma jornalista mineira que escreve há 14 anos na internet. Seus textos falam sobre afeto, comportamento e Literatura de uma forma gostosa, como quem ganha abraço de vó! Cris é também autora do livro de crônicas "Mineiros não dizem eu te amo".

Share
Published by
Cristiane Mendonça

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

4 semanas ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

4 semanas ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

4 semanas ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

4 semanas ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago