Bruna Cosenza

A coragem de desistir de um grande sonho

Ter sonhos é bom. Ter sonhos é essencial, afinal, são eles que nos movem em direção a algo que almejamos conquistar. Mais do que ter, cultivar sonhos é algo muito gostoso. Isso porque o que fazemos hoje começa a ter um propósito muito maior se for em prol de um sonho do futuro.

No entanto, nem sempre tudo sai como queremos e precisamos desistir de alguns sonhos (ou, pelo menos, postergá-los). O mais difícil é assumirmos para nós mesmos que aquele não é o momento certo e termos a maturidade necessária para adiarmos algo que queremos tanto.

Essa decisão não vem do dia para a noite e, muitas vezes, nos torturamos por um tempão. Até que, um dia, assumimos para nós mesmos que aquela é a melhor decisão a tomar. Aceitamos que nem tudo pode acontecer na hora que queremos e entendemos que só porque não vai acontecer quando programamos em nossa cabeça, não significa que nunca vá acontecer.

Ficamos magoados e até um pouco desiludidos por abrir mão de um sonho tão antigo, mas, ao mesmo tempo, ficamos aliviados, pois sabemos que foi melhor assim. Aquele peso da cobrança de tentar realizar algo antes do tempo some e, aos poucos, vamos encontrando a paz tão necessária para continuarmos vivendo todos os dias.
O próximo passo é começar a enxergar a beleza em tudo aquilo que ganhamos por termos postergado um sonho tão especial. Afinal, sempre ganhamos algo em troca de um ato tão corajoso, mesmo que não seja tão óbvio à primeira vista.

Ter sonhos é realmente muito bom. Cultivar esses sonhos é ainda melhor. Mas, o que precisamos entender é que, às vezes, desistir temporariamente desses sonhos pode ser tão bom quanto. Essa atitude, a princípio tão difícil, pode abrir outras portas que antes não enxergávamos por estarmos tão cegos atrás daquilo que almejamos. Sim, precisamos continuar sonhando, mas precisamos ser maduros o suficiente para sabermos quando postergar esses sonhos e, então, nos abrirmos para outras possibilidades que a vida oferece.

Imagem de capa: Kaponia Aliaksei, Shutterstock

Bruna Cosenza

Bruna Cosenza é paulista e publicitária. Acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É autora do romance "Lola & Benjamin" e criadora do blog Para Preencher, no qual escreve sobre comportamento e relacionamentos do mundo contemporâneo.

Share
Published by
Bruna Cosenza
Tags: sonho

Recent Posts

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 horas ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 horas ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

1 dia ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

1 dia ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

4 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

4 dias ago