Bruna Cosenza

A riqueza da vida mora na simplicidade

Esse não é um texto clichê sobre como o dinheiro não compra felicidade porque isso todo mundo já sabe. Esse é um texto sobre a simplicidade, uma das coisas mais importantes que existem e que está diretamente relacionada à riqueza da vida de cada um.

A simplicidade é a grande essência de tudo: é o amor, a empatia, a solidariedade, o respeito, o autoconhecimento. Não são coisas palpáveis e nem podem ser compradas. São as coisas mais simples da vida e que, em sua maioria, são ensinadas pelos nossos pais.

E o que acontece é o seguinte: em algumas fases da vida acabamos nos esquecendo um pouco dessa simplicidade que, na verdade, é a chave de tudo. Muitas vezes não é por mal. A vida é corrida, a rotina é intensa e deixamos a empatia guardada na gaveta ao lado da solidariedade e do autoconhecimento. Até que… BUM! Alguma coisa acontece e passamos a olhar com mais carinho para essas coisas tão simples, mas que fazem muita falta em nosso dia.

Os anos passam e voltamos a perceber como a nossa maior riqueza está nas coisas simples da vida: naquela reunião de amigos da faculdade, no abraço da avó, na conversa confortadora com a mãe, no beijo apaixonado do namorado. Tudo começa (ou volta) a girar muito mais em torno de “quem” e não “o que”.

E não é que tudo isso está ligado ao amor, ao respeito, ao autoconhecimento, à empatia, à solidariedade? Sem isso, não cultivamos laços afetivos nem sentimentos, que são o nosso principal motor. Pare e pense: as coisas mais importantes da sua vida não são coisas, são pessoas. É a sua avó, sua filha, seu marido, sua irmã, seu sobrinho, sua melhor amiga. E tudo isso nasce de um lugar: a simplicidade. Afinal, essa é a sua maior riqueza, nunca se esqueça disso.

Imagem de capa: sinada, Shutterstock

Bruna Cosenza

Bruna Cosenza é paulista e publicitária. Acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É autora do romance "Lola & Benjamin" e criadora do blog Para Preencher, no qual escreve sobre comportamento e relacionamentos do mundo contemporâneo.

Share
Published by
Bruna Cosenza

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

8 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

9 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago