REFLEXÕES

A inspiradora lenda do menino e a estrela do mar

São muitas as pesquisas nas quais tentaram estabelecer qual é a característica comum aos grandes homens e mulheres que inspiraram a humanidade. Tudo parece indicar que a virtude mais decisiva é a perseverança. Muitas das grandes conquistas são uma inspiradora lição de tenacidade e luta contra as adversidades.

A perseverança é uma virtude complexa, quase um dom. Quando é verdadeira, alimenta a tenacidade e a vontade frente às dificuldades e aos obstáculos. Para conseguir manter essa vontade férrea frente às adversidades, é necessário saber o que se quer, aonde se quer chegar e por quê. Normalmente, isso é o resultado de um processo de reflexão e formação de caráter.

“A arte de vencer as grandes dificuldades se estuda e se adquire com o costume de enfrentar as pequenas.”
-Cristina Trivulzio di Belgioioso-

Quem pensa que os grandes feitos tomam forma desde o começo se engana. Em geral, tudo começa com uma pequena semente que vai sendo regada, vai crescendo, e chega um momento em que toma seu próprio caminho de crescimento. A lenda do menino e a estrela do mar explica, de uma forma simples, do que se trata tudo isso.

Uma lenda inspiradora e realista

Era uma vez um homem que vivia perto de uma praia. Todos os dias, quando acordava, a primeira coisa que fazia era dar uma volta pela areia. Um dia qualquer ficou muito surpreso com o que encontrou no seu passeio matutino. Havia centenas de estrelas do mar jogadas por toda a costa. Era muito estranho. Talvez o mau tempo ou os ventos de novembro fossem os responsáveis por esse fenômeno.

O homem lamentou a situação. Ele sabia que as estrelas do mar não conseguiam viver mais de cinco minutos fora d’água. Todas essas criaturas morreriam em pouco tempo, se é que já não estavam mortas enquanto ele caminhava ao lado delas. “Que triste!”, pensou. No entanto, não veio à sua mente nenhuma ideia inspiradora.

Ao avançar um pouco viu um menino que estava correndo de um lado para o outro na areia. Ele estava agitado e suado. “O que você está fazendo?”, perguntou o homem. “Estou devolvendo as estrelas ao mar”, respondeu o menino, que estava muito cansado.

O homem pensou por um momento. Ele achou um absurdo o que o menino estava fazendo. Não conseguiu segurar o impulso de dizer o que pensava. “O que você está fazendo é inútil. Eu caminhei por um longo trecho e há milhares de estrelas. Não tem sentido fazer isso”, declarou. O menino, que tinha nas mãos uma estrela do mar, respondeu: “Ah! Com certeza tem sentido para esta!”

Pequenas ações, grandes feitos

A pequena lenda do menino e a estrela do mar nos mostra o valor das pequenas ações. Às vezes não conseguimos ver o valor das pequenas ações. Isso acontece porque não estamos com nosso comportamento voltado aos valores, mas aos resultados. É como se enxergássemos o mundo com base na quantidade e no tamanho, não no significado e na essência.

Todo grande feito começa com pequenas ações. É rara uma jornada que começa com passos largos. Na verdade, os começos costumam ser duros e onerosos, de maneira que quem não aprende a dar significado a uma flor, dificilmente vai encontrar algum sentido na natureza.

Igualmente, quem ignora o valor de um pequeno sacrifício, dificilmente vai construir um sentido para o esforço. O caráter costuma se fortalecer a partir de pequenas restrições, de discretas disciplinas. O primeiro grande obstáculo para os grandes sonhos são os pequenos ceticismos daqueles que estão à sua volta. Dar significado ao que é pequeno é uma forma inspiradora de viver.

A perseverança é, acima de tudo, descendente dos valores. É preciso ter uma grande convicção para resistir às dificuldades e aos tropeços que sempre estão presentes quando se fixa um objetivo valioso. O pior é que muitas vezes nos deixamos invadir por um pensamento totalitário. Aquele que diz que se não houver “tudo”, então não há “nada”. Por sua vez, esse esquema mental é um veneno para a motivação.

Se você relacionar seus grandes sonhos e suas aspirações aos valores humanos, será muito mais fácil encontrar a força de que você precisa para seguir em frente. Por outro lado, se você se concentrar apenas nos resultados imediatos, é provável que a frustração apareça. As grandes catedrais foram construídas pedra por pedra. A inspiradora lenda do menino e a estrela do mar nos diz que o pequeno tem sentido, e a verdade é que vale a pena aprender a enxergar assim.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: Albina Glisic, Shutterstock

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

View Comments

Recent Posts

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

23 minutos ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

50 minutos ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

22 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

23 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

4 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

4 dias ago