Bruna Stamato

O verdadeiro amor mora nos detalhes, no que não se diz…

Hoje eu estava na farmácia e observei um homem lendo atentamente duas embalagens de um produto pra cabelo, ele lia os dois lados da embalagem e tentou chamar uma atendente, como ele estava segurando um pacote grande de absorvente debaixo do braço e mais uma acetona, concluí que ele estava precisando de ajuda e me dispus a ajudá-lo. Ele então me disse que tinham bebê recém nascido em casa e por isso a esposa pediu pra que ele fosse comprar essas coisas.

Ele me perguntou qual a diferença entre um shampoo e outro e eu disse que achava a marca A melhor que a B, mas a B estava com kit promocional e saía mais em conta e perguntei se a esposa não havia lhe passado a marca específica, ele respondeu que ela apenas disse “Qualquer um”, mas que ele já tinha visto as duas embalagens em casa, então ela usava as duas marcas, e me respondeu “Não moça, não é pelo preço, reparei que ela usa os dois, mas se você está dizendo que esta é melhor que a outra, fico com essa então!”
E abriu a embalagem pra sentir o cheiro antes de devolver uma, e então me disse “É esse mesmo!! Esse é o cheiro do cabelo da minha mulher!
Desde que nos conhecemos…esse cheiro é único!” Eu sorri e disse “Então não tem dúvidas, leva esse!” e por um segundo eu reparei que a sua mente tinha ido pra longe, ele disse que levaria a primeira opção mesmo, porque o cheiro o lembrava da época em que se conheceram, e que já tinha um bom tempo que ela não usava esse shampoo…

Eu disse “Normal, mulher muda de shampoo sempre, ainda mais com bebê pequeno, a gente mal consegue lavar a cabeça!” E ri!! E então ele continuou o assunto “É verdade…um bebê consome muito o tempo, principalmente da mãe, tudo é a mãe…ela sempre me diz isso, que não consegue nem lavar o cabelo direito, e vive com o cabelo preso e que agora só cheira a leite!” Eu reparei no tom melancólico na voz e segui o diálogo “É verdade mesmo, um bebê nos leva todo tempo e disposição, mas ele é fruto de um amor entre duas pessoas, certo? E todo homem pensa como você, não se preocupe! kkkk Que é tudo tarefa da mãe e que só serve a mãe.
Na verdade, o que nos diferencia é que temos um seio que alimenta o bebê, mas de resto, é tudo igual, ou deveria ser rsrs Os pais podem e devem cuidar dos seus bebês, desde que estão na barriga! E não ficar esperando eles crescerem, pra levar pro futebol ou pra escolinha, ou quando já forem racionais o bastante para saberem que ficar com o papai pode ser legal! Bebês são puramente instintivos. Olfativos. Atentos. Sonoros! Se você o pegar, e insistir, e ninar ele, e aninhá-lo e cantar pra ele, ele só vai chorar muito quando estiver com fome ou fralda suja, mas se você não pegá-lo nunca, ele nunca vai sentir confiança em você!
Você poderia comprar pra sua esposa o perfume mais caro que existe e chegar em casa com ele hoje embrulhado lindamente pra presente, que ela iria sorrir e guardá-lo. Mas você não precisa fazer isso pra agradar a sua mulher…basta esse shampoo que você está levando, a acetona dela, e dizer ‘Querida, eu sempre amei esse cheiro no seu cabelo, desde que nos conhecemos…agora vai lá, toma seu banho com calma, na paz, tire o resto do seu esmalte…faça sua unha e coma um jantar quente, que eu fico com o nosso filho. Porque isso vai valer muito mais do que qualquer presente caro, pra ela!”

Ele sorriu, com os olhos marejados, juro, e me disse “Você é um anjo que Deus me mandou hoje moça! Fico pensando exatamente nisso, em como agradar, e ajuda, em como fazê-la sorrir, mas nada me parece bom o suficiente. Obrigado pelas suas palavras, você tirou um peso enorme do meu coração.” E eu disse “As mulheres são mais simples do que vocês pensam…não queremos um marido..” e antes que eu terminasse a frase ele disse “querem um companheiro né” e eu sorri espantada e respondi “EXATAMENTE ISSO!” e ele falou “Já li um texto assim em algum lugar” …meu coração vibrou muito de alegria nesse momento, devo admitir, e quem ficou com os olhos marejados fui eu! E eu disse “É isso. Só de você já ter tido a disponibilidade e a atenção de vir na farmácia comprar essas coisas pra ela, já mostra que você tem a intenção! Leia esse texto outra vez, agora, depois da nossa conversa…quando você chegar em casa, e o dedique á sua esposa. Com certeza você a verá renascendo linda como uma flor!” ele me agradeceu muito e seguimos nossos caminhos.

Daí eu fiquei pensando e cheguei à algumas conclusões… A primeira, é de que existe SIIIIIIIM homem bacana no mundo, apaixonado e solidário à sua companheira, porque conheço muiiito cara por aí que nem se daria ao trabalho de ir na farmácia pra mulher, quem dirá de ficar escolhendo o melhor shampoo…Ele sabia quais eram as marcas, por quê? Porque ele OBSERVA, ele repara na esposa e no que diz respeito a ela! Segunda: Nós, mulheres, com essa mania que temos de querer cuidar do mundo e abraçar o Universo, às vezes, sem querer, os deixamos sem saber o que fazer…a gente precisa dar mais espaço e autonomia pra eles! Deixem o bebê chorar no colo deles!!
Eles vão aprender como fazer o choro acabar! Só a prática leva á perfeição!!rs Terceiro: Como as PALAVRAS são poderosas e milagrosas e maravilhosas! Ele já havia lido meu texto em algum lugar, e eu senti, bem lá no âmago, que DOM lindo Deus me deu, que é esse, de poder levar um pouco de conforto e ajuda, mesmo que singela, para alguém! E isso me tocou profundamente! Me senti absolutamente agradecida. Quinto, ele estava mesmo empenhado em agradar a esposa, porque, contrariando a maioria dos homens, ele não pegou o shampoo mais barato no kit promocional, ele nem se importou com o preço, ele queria deixá-la feliz!

Sexto: A gente tem mesmo que aprender a ser mais complacente e gentil com nossos companheiros e companheiras, temos que ter paciência e saber que um casamento é via de mão ÚNICA onde OS DOIS TÊM QUE ESTAR NO MESMO SENTIDO, lado a lado. E não um vindo e outro indo. Um filho é um projeto em COMUM, foi feito por dois e por tanto, tem que ser criado pelos dois! Homens, sem essa de devolver o bebê pra mãe no primeiro resmunguinho que ele der, ok?! Nem tudo é peito e o resto todos vocês conseguem fazer, tenho certeza!! E pra acabar: Que eu espero que a esposa dê o real valor e saiba apreciar os pequenos gestos amáveis do marido, porque o amor verdadeiro não mora nos perfumes franceses caríssimos, o amor mora no cheiro natural da pele, nos detalhes, nos pequeninos detalhes que quase sempre nos passam despercebidos, mas que ficam marcados no outro, para sempre.

O amor mora no abscôndito.

Imagem de capa: Jonathan Melot, Shutterstock

Bruna Stamato

Carioca, criada na Bahia, quase paulistana e atualmente moradora de Porto Seguro-BA. Mãe de duas garotinhas lindas, geminiana, ascendente em Câncer e uma eterna sonhadora. Quando me perguntam, sempre brinco com as pessoas, dizendo que eu não sou escritora, apenas passo para o papel o que a minha alma dita. Por tanto, o mérito é dela! Sou aficionada pelas palavras, desde que me entendo por gente, quer dizer, na verdade, até hoje não me entendo direito por gente, mas amo as palavras desde que as conheci e que elas começaram a fazer sentido pra mim.

Share
Published by
Bruna Stamato

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

14 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

14 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago