Ana Macarini

O mundo está doente. E a doença somos nós!

Imagem de capa: Ollyy, Shutterstock

Estava eu resolvendo umas coisinhas na alameda Lorena, em São Paulo, quando decidi comprar umas outras coisinhas num fino e conhecido mercado situado nesta rua.

Antes das compras, decidi usar o banheiro do chique estabelecimento. Ao chegar na porta do toilette, uma gentil funcionárias – que retribuiu ao meu bom dia com um sorriso – realizava a limpeza do local.

Havia também ali uma senhora – que ignorou o meu bom dia com uma cara daquele negócio que as vacas e bois fazem depois de comer. Pois é! A referida senhora – toda trabalhada na grife, dos pés à cabeça, incluindo uma bolsa cujo valor é suficiente para comprar um carro popular -, utilizou o banheiro impecavelmente limpo antes de mim, posto que havia chegado primeiro. Saiu com a mesma cara que usou para não me dar bom dia.

Quando finalmente eu entro no reservado para dar conta de minhas necessidades humanas, me deparo com o assento do vaso sanitário todo respingado de urina (será que urina tem grife?), e a descarga repousava sem ter sido acionada.

Meu choque só não foi maior do que a minha vontade de esganar a perua “etiquetada”. Infelizmente não consegui encontra-la depois. Pois, como se diz na linguagem policial “a meliante evadiu do local”.

Moral da história: Educação vem de berço, sim! Mas não de um berço feito de madeiras caríssimas ou coisa que o valha! Educação vem de valores humanos familiares, que incluem respeito pelos semelhantes e diferentes! A tal senhora pseudo-elegante conseguiu em uma única urinada revelar o nível baixo de seu caráter!

O mundo está doente. E a doença somos nós! Adoecemos o mundo a cada vez que fingimos achar normal comportamentos arrogantes, depreciativos ou abusivos. Essa coisa se alastra feito viroses ainda não catalogadas. São disfarçadas por estampas finas, em cujo interior habita a pior espécie de gente.

E, caso você esteja aí pensando “Nossa! Mas será que precisa de tanto barulho só por causa de uns respingos de urina?!” – e eu responderei “Sim! Mil vezes sim!” -, porque não se trata apenas do xixi dessa criatura revestida de grife. Nesse pequeno gesto aprecem claramente comportamentos explícitos de desrespeito pelo outro; desrespeito pela moça que limpou o banheiro antes e desrespeito por todas as outras moças que viriam a utilizar o espaço depois.

Sendo assim… Um “Salve!” para todos nós que somos capazes de tratar os espaços públicos, com a mesma deferência que tratamos as nossas propriedades privadas! E, desde já, agradeço e peço desculpas pelo trocadilho!

Ana Macarini

"Ana Macarini é Psicopedagoga e Mestre em Disfunções de Leitura e Escrita. Acredita que todas as palavras têm vida e, exatamente por isso, possuem a capacidade mágica de serem ressignificadas a partir dos olhos de quem as lê!"

View Comments

  • eu tenho talvez uma opinião diferente da sua ''o mundo esta doente e a doença somos nos '' para mim nos somos sim s doença , pois somos arrogantes e só pensamos em nos mesmos , não pensamos nas próximas gerações que estão por vir nesse mundo , nos poluímos os mares, estamos acabando com a água do planeta, acabando com a biodiversidade do mundo , nos temos que pensar no futuro do mundo pois da qui a pouco nos não teremos o ar que respiramos ou a água que nos bebemos, então já passou da ora das pessoas pararem de criticar as outras e cuidar da vida das outras pessoas e pensar no futuro do nosso mundo e parar de poluir e estragar um planeta cheio de beleza, já passou da hora de pensar e agir .

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

52 minutos ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

1 hora ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago