André J. Gomes

Façamos a coisa certa. Errar é humano mas não é desculpa.

Imagem de capa: coka, Shutterstock

Eu entendo. Todo mundo erra. Ninguém é perfeito. É direito meu e seu e de todo mundo cometer um engano aqui e outro ali e blablablá. Mas cá entre nós: será que essa desculpa já não anda velhinha demais, não? Coitada, caquética e carcomida, rola por todo canto justificando pequenos, médios e grandes equívocos. O sujeito pisa feio na bola e já se explica: “ahh… errar é humano, né?”.

É, sim. É humano. Tanto quanto é uma bruta sacanagem se esconder em desculpas surradas como essa. Por favor, né? O problema não é o erro. É o cinismo, o descaramento, a desfaçatez. Injustiça deliberada e safadeza de propósito não são erros. São indecências.

Errar é humano mas não é desculpa. Façamos a coisa certa. O mundo não aguenta mais tanto babaca piorando a vida com empenho. Quem tem o mínimo de correção e consciência faz o que é certo e ponto. Ainda que se esforce, que se rale e adoeça, não cai no desvio nem se desculpa na caradura alegando defeito de fábrica. Quando erra, corrige. Se errar de novo, corrige outra vez.

Desculpas não bastam, minha gente. Passou da hora de fazer uma força e acertar mais. Quem vive na defensiva, errando porque quer e se escondendo em justificativas ordinárias é gente sacana. Chega desse negócio.

Sorte nossa é que no mundo, entre sete bilhões de habitantes, ainda há muito mais gente boa do que vigaristas. Acontece que eles, os sacanas, estão cada vez mais à vontade para fazer das suas. Logo, quem é bom tem de se esforçar mais. É urgente ser radicalmente decente. Só assim, quem sabe, a gente equilibra essa balança. Antes que um canalha a quebre e diga com cara de santo que foi sem querer.

André J. Gomes

Jornalista de formação, publicitário de ofício, professor por desafio e escritor por amor à causa.

Share
Published by
André J. Gomes

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago