Categories: Guilherme Moreira Jr.

Para que serve se apaixonar?

Imagem de capa: solominviktor, Shutterstock

Apaixonar-se é um risco de aprisionamento dos sentidos, mas pode ser também uma libertação necessária para se atingir a plenitude do ser e do estar.

O dicionário define paixão como algo que possui a capacidade de alterar o comportamento, o pensamento do indivíduo. Este pode ser demonstrado de forma extrema (incluindo sexualmente). É um entusiasmo que parece intangível em palavras. Já para a Psicologia, paixão é uma vivência complexa por alguém, objeto ou objetivo e que acontece independente da vontade dela e contra ela mesma. Todavia, mesmo podendo ser duradoura, a paixão não é perene – não dura para sempre. Mas por quê?

Renato Russo e Dado Villa-Lobos disseram, em Será: “Tire suas mãos de mim que eu não pertenço a você. Não é me dominando assim que você vai me entender. Eu posso estar sozinho, mas eu sei muito bem onde estou. Você pode até duvidar…acho que isso não é amor”. O canto elevado na primeira estrofe da canção, da Legião Urbana, pode ser encarado, também, com uma síntese desse aprisionamento que liberta a paixão. Apaixonar-se pode muitas vezes dar a impressão de posse, mas não somente sobre o outro. De certa forma, a posse é do nosso próprio espírito, gestos e pensamentos, estando fora de controle, como proceder? Como intercalar a razão e o sentimento pulsante e, muitas vezes, agridoce?

No passado, apaixonar-se era tema recorrente no cinema como o resultado do amar. Os casais narrados nas mais belas e emocionantes estórias de amor atravessam dificuldades para sacramentar o seu desejo apaixonante de estarem juntos. Com o tempo, tal estigma fora corrompido aos poucos, e hoje, estar apaixonado é apenas o início, a fagulha daquilo que conhecemos como amor. Mas até mesmo o amor ainda é indecifrável, então, como reconhecer plenamente a diferença entre estar apaixonado e estar amando? Sentimentos confundem-se, assim como o entrelaçar de mãos, braços e corpos, quando buscam o afago prazeroso de estar em contato com outra mente, com outro coração.

Ainda assim, existe quem prefira renegar qualquer tipo de sensação semelhante à paixão. Alguns imaginam poder dosar o carinho conduzido pelo coração, e isso pode ser estabelecido pelas mais variadas escolhas de gestos e de palavras por cada um. Românticos incuráveis rebatem dizendo ser medo que o outro tem de perder a sanidade sentimental e oblíqua das coisas. O medo é presente até mesmo quando se assume estar apaixonado. Porque é difícil respirar, manter o foco ou contabilizar nuvens diante dos olhos. Por vezes, o estar é tão precioso, que se esquece de, mesmo manipulando palavras, todo e qualquer sentimento ainda são meramente explicados de forma empírica. Não há sequer uma teoria, na qual possamos definir com precisão os nuances da paixão, do amor, do medo, do ódio e de outras condições comportamentais do ser.

Nesta altura, a pergunta permanece a mesma: para que serve se apaixonar? Para fugir do controle, possuir o outro descontroladamente? Para sofrer quando o entusiasmo não é correspondido? Para delinear vivências e conhecer os limites de si próprio? Talvez fosse para ativar o gatilho anestesiante da cumplicidade em unir afinidades e corações numa mesma estrada? Paixão avassaladora. Paixão descomunal. Paixão como princípio do amor. Mas para que diabos se apaixonar?

A verdade momentânea pode ser uma, como também podem ser várias, mas se apaixonar não é a resposta e também não é pergunta. De repente, ambas devessem ser afirmativas, pois ser e estar apaixonado por algo ou alguém é um movimento, ainda que quase impossível de controlar.

“E a língua do amor é a língua que eu falo e escuto”; Moska.

Gui Moreira Jr

"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

Share
Published by
Gui Moreira Jr

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

2 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

2 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

3 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

5 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

5 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

7 dias ago