Categories: Clara Baccarin

Minha casa e meu corpo são meus templos

Imagem de capa: gpointstudio, Shutterstock

Minha casa e meu corpo são meus templos. São espaços de liberdade, de amor e de respeito. Eu cuido da parte de fora e de dentro, eu compartilho meus sorrisos e ensinamentos, eu abro os braços nos meus dias de sol, eu tenho colo e acalento, mas também fecho as janelas para agitadas tempestades que querem me invadir, bagunçar, entrar e sair sem nem descalçar os sapatos, sem pedir licença, sem olhar nos olhos.

Aqui não é bem-vindo quem quer entrar sem ser convidado, ou sem tomar cuidado, sem jeito, sem tato. Minha casa e meu corpo são sagrados. Ofereço um café e um cafuné para quem se aproxima com boas intenções, quem traz uma oferenda, um ensinamento, um beijo, uma flor e com desprendimento deixa uma prenda perto do meu coração, que é meu altar.

Eu cuido dos sentimentos que nessa pele correm, eu olho com atenção para as flores que crescem na varanda. Eu celebro com comidas e bebidas as boas companhias e me fecho feito casulo nos dias de escassez energética. As portas não estão sempre abertas, a entrada não é livre e nem franca, minha casa e meu corpo não são a casa da mãe joana.

Não é só chegar, puxar um papo e uma cadeira, não é só tocar a campainha, não é tentando espiar pela fechadura, não é invadindo, exigindo, entrando, abrindo, ficando, se sentindo em casa. Dessa forma aqui você não vai conseguir nada.

Minha casa e meu corpo não são seus, são meus. Se eu te der passagem, pode sim ficar à vontade, abrir a geladeira, tomar uma cerveja, ser você mesmo. Pode sim fazer uma visita, desarrear as bagagens e os pesos do corpo, esticar as pernas, abrir o coração. Pode pegar um livro, pode cuidar dos bichos, pode relaxar, fechar os olhos, deixar os ventos te renovarem inteiro.

Aqui tem sim liberdade de expressão, espaço para deixar fluir a imaginação, um prato extra na hora da refeição, mas também tem limites, tem reclusão, tem a minha palavra contra (ou a favor) da sua intenção.

Por isso venha, mas peça licença, fale a senha, chegue com cuidado, carinho e devoção. Se for de minha vontade, se for pela nossa verdade, as minhas portas e janelas se abrirão.

Clara Baccarin

Clara Baccarin escreve poemas, prosas, letras de música, pensamentos e listas de supermercado. Apaixonada por arte, viagens e natureza, já morou em 3 países, hoje mora num pedaço de mato. Já foi professora, baby-sitter, garçonete, secretária, empresária... Hoje não desgruda mais das letras que são sua sina desde quando se conhece por gente. Formada em Letras, com mestrado em Estudos Literários, tem três livros publicados: o romance ‘Castelos Tropicais’, a coletânea de poemas ‘Instruções para Lavar a Alma’, e o livro de crônicas ‘Vibração e Descompasso’. Além disso, 13 de seus poemas foram musicados e estão no CD – ‘Lavar a Alma’.

View Comments

Share
Published by
Clara Baccarin

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

4 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

5 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

1 dia ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

1 dia ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago