Categories: Ana Luiza Santana

Envelhecer não é vergonha, é dádiva.

A pele enrugada e os fios de cabelo branco trazem o encanto de uma história. Uma vida. Marcas de vivências que, acredite, dariam um livro com mais de 300 páginas e capaz de encantar qualquer pessoa fascinada pelo ser humano. Histórias que nos prendem, assustam, encantam, entristecem, alegram. Experiências singulares e responsáveis pela construção do que se é hoje. Do que se traz na bagagem emocional.

Envelhecer nem sempre é encarado com naturalidade e leveza, principalmente na cultura ocidental. Ficar velho, muitas vezes, é sinônimo de inutilidade, tristeza, dependência e sofrimento. Mas não é bem assim. E a gente precisa se alertar para isso. Precisamos espalhar, propagar, ecoar o quanto é natural e lindo chegar à velhice. E o quanto é repugnante a atitude de, algumas vezes, tratarmos os idosos com desprezo, impaciência, falta de cuidado e amor. Isso é desumano.

Envelhecer é ter o privilégio da vida longa. É ter sobrevivido a inúmeros finais e ter se deliciado com inúmeros recomeços. É merecer ter sua fragilidade respeitada e sua força reconhecida. É possuir um olhar abrilhantado por experiências, até mesmo aquelas não tão boas. Envelhecer é carregar marcas, na pele e na alma, que a vida fez questão de timbrar com essa loucura deliciosa e assustadora que é caminho da gente. Envelhecer não é vergonha, é dádiva. Mesmo se a enfermidade se fizer presente, mesmo se a solidão se acomodar. Vamos voltar nossos olhos para esses seres que não são pesos, são personificações de ensinamentos e sobrevivência.

Que a gente reconheça a beleza dos cabelos brancos e das rugas. Que a gente enxergue além disso e consiga enxergar uma alma transbordante e dona de uma bagagem que merece todo respeito do mundo. Que a gente não esqueça nunca que um dia seremos nós e plantar as sementes para que sejam regadas com amor, nos fará, também, colher os frutos lá na frente. E que a gente não deixe nunca, jamais, de olhar para os idosos com complacência e zelo.

Ana Luiza Santana

"Estudante de psicologia, nascida no Pernambuco, mas escolhida pela Bahia(amo). Intensa por naturalidade e louca por amor. Completamente apaixonada por abraços apertados, sorrisos e pessoas de aura leve e energia positiva."

Share
Published by
Ana Luiza Santana
Tags: Envelhecer

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

13 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

13 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago