Categories: Thamilly Rozendo

Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor já não esta sendo servido

“Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor já não está sendo servido” Nina Simone

Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando, ao invés de riso, brotam lágrimas em seu rosto; quando, ao invés de flores, nascem espinhos em sua alma; quando o outro desconhece a palavra respeito e insiste em machucar.

Devemos nos retirar da mesa quando a amizade deixa de ser leve, o amor torna-se um fardo e a convivência, conflitante. Quando dispomos do nosso tempo, amamos e juramos ter feito “de tudo” e, mesmo assim, o outro insiste em se levantar da mesa e nos deixar ali sozinho.

Quando o outro dá as costas para as nossas dores, sem ao menos querer saber dos nossos porquês. Quando você insiste em fazer dar certo, enquanto o outro deseja por um fim. Quando você se pega questionando o que fez de tão errado e não encontra respostas para os teus porquês. Devemos nos levantar da mesa quando o amor não está sendo servido, quando a amizade nos sufoca e o “amor” nos prende.

Quando a gente sente culpa mesmo não tendo, quando a gente se vê como erro mesmo sendo acerto. Devemos nos retirar, quando o outro persiste em usar da sua indiferença para nos atingir e, então, aquilo nos atinge de forma certeira, como alguém que tem uma boa mira.

Devemos aprender a levantar da mesa e nos retirar não como quem vai até a cozinha e troca o cardápio, mas como quem não quer mais pisar esse território, porque sabe que ali o café esfria rápido, o pão de queijo não é quentinho e o bolo de cenoura não esbanja aquela calda de chocolate de que você tanto gosta.
Devemos aprender a não aceitar pouco e isso não é egoísmo ou exigência, isso é o mínimo que merecemos. Nós merecemos, sim. Ninguém quer um amor pela metade, ninguém quer insistir em uma amizade que insiste em não ser.

É difícil ter que puxar assunto o tempo todo, arrumar conversa para manter contato, levar incontáveis nãos por motivos quaisquer. É difícil ser amparo para quem não quer a nossa proximidade, ser atenção para quem a despreza o tempo todo.

Devemos nos retirar depois de tantas insistências, depois de tanto querer acertar, depois de tanto tentar entender os motivos, de quebrar a cabeça em busca de uma resposta que alivie aquela angústia que chega a apertar o peito.

E, então, depois de engolir tantos sapos, depois de tentar ajeitar o cardápio, mudar os ingredientes e requentar o café, a gente deseja pão de queijo quentinho, bolo de chocolate com muita calda e um chá que aqueça a nossa alma. A gente cansa de abraços frios, “ois” esporádicos, sorrisos disfarçados, de gente que insiste em nos afastar o tempo todo com a sua indiferença constante.

A gente cansa de sofrer, chorar e mostrar para o outro o quanto somos bons. Um amor sobrevive às tempestades, mas não sobrevive às friezas insistentes que congelam os nossos afetos e nos deixam impotentes. Uma amizade sobrevive aos tempos nublados, mas não sobrevive, se um quer vendaval, enquanto o outro, calmaria.
E a gente precisa aprender a se retirar da mesa quando o amor já não está sendo mais servido, não por egoísmo ou falta de tentativas, não como quem desiste do amor, mas como quem o deseja e que de alguma forma não o encontra ali, afinal, reciprocidade é tudo em uma relação.

Thamilly Rozendo

Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

11 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

11 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago