Categories: comportamento

Os amigos beneficiam seriamente a nossa saúde

Por Raquel Brito

Não há dúvida. Os amigos trazem muitos benefícios para nossa saúde. Eles são a família que escolhemos. Eles, como que do nada, se transformaram em pessoas que se esforçam para nos ouvir ainda que não tenham respostas para nossas inquietudes. Compartilham conosco cada sentimento e cada emoção, tornando nossa vida mais colorida.

É certo que há amigos e AMIGOS. Há pessoas que conhecem todos os nossos defeitos e que, apesar deles, permanecem ao nosso lado e nos querem bem. Pode ser que compartilhem conosco o sangue – como irmãos e primos que podem ser grandes amigos por sua presença nos caminhos de nossa vida, mas pode ser também que não. Há algo muito claro no entanto: há amigos que ganham o título de companheiros de vida. Eles são nossa fortuna, nosso grande tesouro e graças a eles mantemos nossa árvore de relações repleta de amor. amigos-café

A árvore de amigos, a árvore de nossa vida

Há um texto de Jorge Luis Borges que ilustra de modo maravilhoso a importância dos amigos em nossa vida. Nessa passagem do livro “A árvore da vida” são listado os tipos de amigos que fazemos ao longo de nossa vida:

“Existem pessoas em nossas vidas que nos fazem felizes pela simples causalidade de terem cruzado nosso caminho. Algumas percorrem o caminho a nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre uma passada e outra. A todas elas chamamos de amigos e há muitos tipos deles. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um de nossos amigos.

O primeiro que nasce da semente é nosso amigo pai e nossa amiga mãe, que nos mostram o que é a vida. Depois vêm os amigos irmãos, com quem dividimos nosso espaço para que possam florescer conosco.

Passamos a conhecer toda a família de folhas, que respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta a outros amigos, os quais não sabíamos que iriam cruzar nosso caminho. Muitos deles denominamos amigos de alma, de coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando estamos bem, sabem o que nos faz felizes.

E algumas vezes um desses amigos de alma faz um estalo em nosso coração e então acaba virando uma paixão. Esse passa a dar brilho a nossos olhos, músicas a nossos lábios, saltos a nossos pés. Mas também há aqueles amigos que ficam só por um tempo, talvez em uma viagem de férias, ou uns dias ou algumas horas. Eles nos acostumam com o sorriso em nosso rosto durante o pouco tempo em que estamos perto.

Falando disso, não podemos esquecer os amigos distantes, aqueles que estão escondidos entre os galhos, e que quando o vento sopra sempre aparecem entre uma folha de outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem no outro verão e outras ficam por muita estações. Mas o que nos deixa mais felizes são as folhas que caíram mas continuam por perto, alimentando nossas raízes com alegria. São lembranças de momentos maravilhosos de quando cruzaram nosso caminho.

Desejo a você, folha de minha árvore, paz, amor, saúde, sorte e prosperidade. Hoje e sempre… Simplesmente porque cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Haverá os que levaram muito, mas haverá também os que não deixaram nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que de que duas almas não se encontram por acaso.”

Relações significativas baseadas no respeito

As relações saudáveis são baseadas no respeito e no equilíbrio, são contratos implícitos que se estabilizam mediante trocas afetivas e cúmplices com os quais podemos nos abrir e nos mostrar exatamente tal qual somos.

É maravilhoso ser consciente de tudo o que podemos compartilhar com uma pessoa que gostamos e que gosta de nós.
Está demonstrado em estudo científicos que o apoio emocional e social nos protege do desenvolvimento de doenças e que favorece uma boa evolução e proteção de, por exemplo, a reincidência em problemas como o câncer.

Assim, sabendo disso, é evidente que o melhor que pode nos acontecer na vida é encontrar alguém com quem possamos rir, falar e chorar. É gratificante saber que há alguém que se preocupa conosco e está atento ao que acontece ou deixa de acontecer com a gente.

Assim, não é necessário que tenhamos muitos amigos, mas o mais importante é ter os melhores amigos junto de nós. Sabemos o quanto é bom saber que gostam de nós e que podemos contar com os verdadeiros amigos, que se contam nos dedos das mãos porque alcançar um carinho tão especial não é algo que acontece assim tão facilmente.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

View Comments

  • Texto maravilhoso...
    Eu leio todos os dias e não me canso de aprender e me deliciar com os textos
    são perfeitos
    vibe maravilhosa
    aprendendo cada dia mais

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

12 horas ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

13 horas ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

2 dias ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

2 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

2 dias ago