Categories: Valter Junior

Amor e apego no século XXI

Está ficando cada vez mais difícil diferenciar amor e apego. São duas categorias muito próximas e, muitas vezes, as pessoas transitam livremente entre uma e outra. Você olha para uma pessoa, sente uma atração imediata – que convencionamos chamar de paixão. Quando se dá conta, já é tarde demais. Aquela pessoa, que antes não significava absolutamente nada, se converte em peça fundamental no quebra-cabeça da sua vida. Se ela sair fora, você estará incompleto. Por isso dói tano ter o coração partido.

E o amor, surge quando? Complicado demais estabelecer limites para o amor. Amor genuíno ou amor de veraneio, são tantos os arranjos possíveis, um verdadeiro labirinto com múltiplos caminhos. Amor líquido. Amor e apego, contudo, não se confundem, pelo menos na teoria. Podem coexistir numa boa: amor sem apego, apego sem amor e amor com apego. O último caso é o mais problemático, é quando a relação de dependência é tão profunda que qualquer mudança pode ser caótica.

Na vida real, nas relação tumultuadas, é um verdadeiro sacrifício saber quando estamos amando alguém. Será que é só apego? A gente se pergunta. Na maioria dos casos, acredite, é só apego. Isso é um pouco triste. Apego é uma dessas coisinhas que nos fazem dependentes. Amor, por outro lado, geralmente não implica em uma relação de necessidade. Eu te amo e por isso deixo você partir, é o que diz alguém que ama de verdade. Estou apegado a você e por isso quero você só para mim, responde aquele que padece de apego.

Em todo caso, não é fácil. Dá uma dor de cabeça danada gostar de alguém, estar com alguém e vê-lo partir. Tudo que fica é a saudade, esse buraco negro de angústia e dor. Ah, não exagere! O coração é uma caixinha de surpresas.

Valter Junior

Amante de café, boas ideias e mulheres de atitude. Adora conhecer pessoas, filmes e músicas novas. Fundador do Puta Letra. Pai de um livro, esperando o segundo bebê.

Share
Published by
Valter Junior

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago