comportamento

Uma das melhores sensações é saber que alguém gosta de você

Por Raquel Brito

Saber que alguém gosta de nós é uma das melhores sensações que podemos sentir. É reconfortante e energizante. Saber que alguém quer ver você e falar com você, que se interessa em saber como você está, que tem um interesse sincero baseado no verdadeiro apreço. Isso é maravilhoso.

Algumas vezes, quando parece que nada pode ficar pior, chega essa pessoa e nos resgata com uma ligação, uma carícia, ou um olhar. Outras vezes basta uma mensagem rápida ou um cumprimento caloroso que lembre que somos queridos para levantar nosso ânimo.

Saber que estamos presentes na mente de alguém que se preocupa conosco e que somos capazes de despertar emoções e sentimentos em alguém é o nosso melhor salva-vidas, uma bóia que, sem dúvida, arranca o nosso melhor sorriso.

O amor dos outros é um salva-vidas

Existe um trecho de um livro de Paul Auster, “O palácio da lua”, que define perfeitamente o que sentimos quando o amor dos outros nos resgata do poço no qual caímos e do qual não podemos sair:

“Naquele momento eu o ignorava, está evidente, mas sabendo o que agora sei, é impossível ignorar aqueles dias sem sentir uma onda de nostalgia dos meus amigos. De certa forma, isso altera a realidade do que experimentei.

Eu havia pulado da beira de um penhasco e bem quando eu estava quase tocando no fundo, aconteceu um fato extraordinário: fiquei sabendo que havia gente que gostava de mim. O fato de alguém gostar da gente dessa forma muda tudo.

Não diminui o terror da queda, mas dá uma nova perspectiva do que esse terror significa. Eu havia pulado da beira e então, no último instante, alguma coisa me pegou no ar. Esse algo é o que eu defino como amor.

É a única coisa que pode deter a queda de um homem, a única coisa poderosa o suficiente para invalidar a lei da gravidade.”

Como vemos nesta maravilhosa definição, o amor daqueles que nos rodeiam é o nosso salva-vidas, a bóia que nos mantém a salvo mesmo quando estamos nos afogando e parece que nada tem solução.

O amor sincero não conhece o egoísmo e os interesses
O interesse sincero de quem gosta de nós não conhece egoísmo. Isso é uma coisa que se sente nos pequenos detalhes, que nos enfeitiça e que nos mantém conectados com nosso mundo emocional e com os relacionamentos.

Um mundo no qual às vezes vivemos tão alheios que nos esquecemos de que, como já disse Maslow, não podemos cumprir certas necessidades ou expectativas se não possuirmos como parte da base o amor, a afiliação e o vínculo com aqueles que nos rodeiam.

Sejam quais forem as premissas que nos mantêm de pé, estamos mancos quando não sentimos que alguém se preocupa conosco. Portanto, quando não temos a presença de alguém que contribua para nos sentirmos queridos, nos sentimos tristes e abandonados.

As nossas referências, as pessoas para as quais somos importantes
Precisamos nos relacionar e alimentar as nossas raízes para continuar crescendo, para que dos nossos galhos brotem lindas folhas que simbolizam o amor, a saúde e a prosperidade. Para a nossa autoestima e para manter o bom humor é fundamental ter referências, pilares nos quais possamos nos apoiar em um momento ruim, ou colocar a roupa de gala para dançar sem guarda-chuva sob a chuva da alegria.

Que gostem da gente mesmo quando tivermos cometido uma falha, que nos pareça incrível que deixem de lado a escuridão, que conheçam a nossa versão mais imperfeita e que nos mantenham ao seu lado, que nos guardem, que nos cuidem, que nos dêem um suspiro.
Porque a construção de um relacionamento enriquecedor depende, em grande parte, de que as asas dos outros queiram voar ao nosso lado, e queiram cuidar da cumplicidade de um amor puro e sincero que não conhece egoísmo.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

1 mês ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

1 mês ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

1 mês ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago