Categories: Ana Luiza Santana

Dialogar é preciso

Nenhuma relação se constrói e se mantém por jogos de adivinhação. Por silêncios e repressões verbais e emocionais. Falar é necessário. Ter e permitir essa liberdade de expressão é essencial. Sejam em relações conjugais, entre pais e filhos, irmãos, amigos, familiares… Qualquer situação em que seres humanos estão postos e expostos, sempre haverá a necessidade da palavra, do expressar, do dizer, do ouvir, compreender e colocar sua posição.

Não é algo fácil e por diversos fatores. Desde acontecimentos durante experiências de vida que acabaram criando uma espécie de bloqueio, até uma criação que privada da liberdade de expressão. No entanto, é preciso mudar a rota do caminho e perceber que, quando não dialogamos, matamos pouco a pouco sentimentos próprios, maltratamos os alheios, nos afastamos de pessoas queridas e estrangulamos relações.

De antemão, ressalto a importância do diálogo entre pais e filhos. É algo que, ao ser construído desde a infância, perdura durante toda a vida. Tanto para a própria relação quanto para futuras relações que os filhos terão durante suas vivências. É preciso que os pais entendam que autoridade não pode ser sinônimo de imposições exacerbadas, regras nunca conversadas e medos impostos como forma de respeito. Punições intensas e constantes refletem-se em muitas consequências negativas na vida de todos os seres humanos. Não será diferente com uma criança. Por isso, repito, o dialogo é imprescindível. Ouvir o filho, suas vontades, seus motivos para tal ação, seus desejos, procurar compreender e expor seus pontos buscando fazer o outros também compreender, é algo que fará bem para todas as partes.

E agora abranjo as situações para qualquer tipo de vinculo criado durante nossa vida. Não esconda o que sente e não dê motivos para o outro se privar de mostrar o que sente. Não reforce no outro o comportamento de reprimir as palavras e emoções. Seja livre e dê ao outro a liberdade. Nada se resolve por telepatia. As cartas precisam estar à mesa para que se possa resolver problemas comuns a todos os tipões de relações. Chame, fale, abra-se, ouça, compreenda, exponha e não imponha. A gente amadurece e nossos laços se fortificam e nosso espirito fica em paz. Dialogar é mais que preciso, é vital.

Ana Luiza Santana

"Estudante de psicologia, nascida no Pernambuco, mas escolhida pela Bahia(amo). Intensa por naturalidade e louca por amor. Completamente apaixonada por abraços apertados, sorrisos e pessoas de aura leve e energia positiva."

Share
Published by
Ana Luiza Santana
Tags: Dialogar

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

11 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

12 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago