Depressão não é preguiça e nem desculpa, depressão é luta.

Já ouvi várias coisas a respeito da depressão. Já a nomearam como “frescura” e dizem ser coisa de quem não tem o que fazer. Já falaram para eu ocupar minha cabeça e parar de pensar besteira. Falaram que eu deveria trabalhar mais, estudar mais e deixar de pensar em todas essas loucuras.

Já falaram, também, que só reclamo e que uso o termo depressão porque me convém, para que as pessoas acabam tendo pena de mim. Outros já se incomodaram com o meu choro e falaram que eu precisava ir ao psiquiatra com urgência.

O que ninguém entendia, porém, era o medo que eu sentia de falar das minhas dores, era o peso da angústia em me manter acordada, era o fato de eu buscar o refúgio dormindo para me esquecer da dor e fazer o tempo passar mais rápido. Era a luta de todos os dias de ter de enfrentar o seu “eu” em pedaços e, depois, juntá-lo novamente.

Ninguém entendia o quanto eu queria sair daquilo: era uma como uma prisão. Eu era prisioneira de medos, fracassos, mágoas e angústia. Ninguém entendia que eu não via mais graça em nada e isso não tinha nada a ver com antipatia. Não entendiam que a força que me puxava para cama era bem maior do que a que me encorajava a levantar dela e sair para o mundo para ver e conhecer pessoas. Eu não tinha forças para falar, saudar alguém ou mesmo me arrumar. Eu me olhava no espelho e gostava do meu pijama velho, rasgado e do meu cabelo bagunçado. Eu não me preocupava com isso, pois a bagunça e os rasgos eram bem maiores dentro de mim.

Ah, como eu queria que fosse frescura, como eu queria que fosse uma fase, como eu queria que fosse preguiça e que só a vontade bastasse para mudar tudo aquilo. O que ninguém entendia era a autoestima perdida e o desencanto que se fazia presente.

Ninguém conseguia ver a minha luta diária para virar a página, como eu me sentia impotente demais diante de tanta dor e, quantas vezes, eu não pensei em entregar os pontos.

Quantas vezes eu chorei sozinha no banheiro para ninguém ver, quantas vezes eu quis dormir e acordar leve. Nunca chame algo assim de falta de fé ou de falta de Deus. Depressão não tem a ver com falta de religiosidade. Depressão tem a ver com conflitos, com situações que muitas vezes nos jogam no buraco. Depressão não é fraqueza e está bem longe disso.

É como estar no meio da maré e ela querer te levar: você tenta, com todas as suas forças, mas uma hora cansa. A tal da depressão quase me levou e ela pode levar muita gente, se continuarem acreditando ser frescura, se continuarem achando que o outro precisa de motivos para as suas dores, que é falta de vontade ou que, sei lá, a pessoa é muito sentimental. Pode levar muita gente, como já tem levado, porque muitos continuam acreditando que remédios bastam e que ”é fase e vai passar”.

Sabe, as pessoas querem ser ouvidas, elas têm sede de ver as suas dores acolhidas. Mas, em meio a tantos julgamentos e conceitos errados, eu preferia me calar, mesmo que isso não parecesse tão simpático. Era mais fácil dizer que estava tudo bem e depois chorar, do que ter que contar sobre mim e ter de ouvir uma resposta desagradável. Era mais fácil inventar desculpa para não sair, do que ter que enfrentar a mim mesma e a todos. Qualquer coisa era mais fácil do que ter que parecer bem.

Ninguém parou para ver a tempestade que havia em mim. Ninguém entendia o quanto eu lutava pra não chorar quando estava rodeada de pessoas e que, cansada de tanto lutar contra esses sentimentos que me sufocavam, na maioria das vezes preferia o meu quarto.

Não é do dia para a noite que você se liberta, é com apoio, é com ajuda, é com acolhimento e muito esforço. É um processo, é um leão que você mata todos os dias dentro de você, é sentir o seu dia tomando cor novamente devagarinho, é aprender a apreciar aqueles filmes velhos de que você tanto gostava e parou de assistir, é ler um livro novo e sentir prazer com cada frase terminada. É conseguir sorrir sem ter que fazer esforço, é olhar no relógio e querer parar o tempo ao invés de acelerá-lo. É ver a graça chegando aos poucos e a alegria fazendo morada. Não sou melhor do que ninguém por não ter me rendido totalmente, só eu sei o quanto era dolorido conviver com aquela dor e a imensa falta de força que sentia todos os dias. No entanto, posso ser melhor do que muita gente que não entende que depressão não é e está bem longe de ser frescura.

Thamilly Rozendo

Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.

View Comments

  • Esse texto é maravilhoso estou passando por isso e já ouvi td isso é como é complicado e difícil pras pessoas entenderem que depressão não é frescura... obrigada pelo lindo texto vou compartilhar! !!

    • Querida a vida é uma luta. Vença essa doença que pode nos matar espiritualmente, tenha Deus primeiramente e erga se pois é ao vc que se ama, aonde vc enxerga que vida e curta se alegre viva mais e se exponha ao o mundo. Não é fácil, mas não é impossível

    • Este texto fala tudo o que sinto.
      O pior é que eu achava que depressão era falta de trabalhar era falta de ter algo que fazer.
      Porém um belo dia depois de tanta humilhação no trabalho de tanta luta com meu casamento eu comecei a sentir uma forte dor na boca do estômago tipo náuseas eu suava frio e e eu me sentia gelada como um defunto então eu paralisei meu lado direito foi quando me levaram para o hospital eu escutava todo mundo me aplicando um monte de coisas testando a minha sensibilidade mas eu não sentia escutava eles falando eu dizia meu Deus estou sofrendo um derrame Mas aí o médico me disse a senhora está com a depressão mascarada. Para este moço que se acha inteligente que falou das pessoas que passam por isso eu tenho pena da alma dele.
      Depressão mascarada fobia bipolaridade e esquizofrenia tudo de uma vez só por tanta maldade do ser humano a depressão mascarada eu custei aceitar na mesma hora que eu estava sorrindo estava chorando na mesma hora que eu tô olhando o ser humano rindo para ele eu tenho mais a vontade de matá-lo te pegar a cabeça dele m
      É bater na parede até ver os miolos saindo para fora e depois disso eu ia sorrir normal. E tem pessoas que não sabe o que está dizendo é uma eu considero uma das piores doenças não desejo isso para ninguém é triste você ser chamada de preguiçosa dorminhoca Nossa todo dia você tem alguma coisa mas aí você sozinha no canto você chora quando você quer fazer algo lavar tipo uma pia de louça suja e quando você vai para lavar vem uma fraqueza tão grande parecendo que você correu maratonas e maratonas e o mais triste é quando encontramos pessoas que diz que estamos com Satanás como é triste e quando as pessoas começam a mandar vídeos de pessoas que faltam membros e que fazem as coisas e superaram eles acham que estão nos ajudando aí que a gente se sente um lixo. Incrível tem dia que se eu tivesse como eu pegava uma metralhadora e mataria várias pessoas de preferência no paredão mas ao mesmo tempo tem minutos que eu quero fazer o bem aí aparece os babaca como esse rapaz desse comentário em baixo só para começo de conversa tá na cara que ele é um depressivo.Escondendo a depressão dele está guardada dentro dele ele e não admite.

      • Só quem passa sabe o resto são espectadores. Todos podemos passar mas damos de durões e colocamos um sorriso e dizemos que está tudo bem. Como ela diz não é religiosidade e o conflito dentro de cada um. Até um cristão pode ser acometido. Que você seja forte a cada amanhecer. E veja a graça de Deus sobre sua vida.

  • Só quem tem ou já teve sabe o que realmente é a depressão.
    É como cair dentro de um buraco profundo e escuro. Não adianta você chamar a pessoa para vir para cima, você tem que descer lá em baixo e busca-la.

  • Nossa, este texto descreve direitinho o que está acontecendo comigo. Há 10 anos luto com ela, tive e tenho muitos altos e baixos. Mas a vida segue. Obrigada

  • Realmente e bem complicado qua di estamos POR esta situaçao pois na maioria DAs vezes dizem que frescura. Passei POR esta ha doze anos areas

  • Passei Por esta situaçao ha13 anos atrás e é horrivel...as pessoas q convivem, parentes e outros dizem q e frescura mais esta vivendo esta situaçao fica mais triste ainda c o q dizem..n sentimos vontade p nada bem banho.....isto foi quando perdi Meu marido, Meu filho p as drogas e fique c cancer de mama...n tive nenhum repouso pois de quimioterapia sais em bus a de encontrar Meu filho e trader ele p casa as vinha e outras n .ai que sentia q Minha Saúde esta fragilizada mesmo assim ganhei fama de esta com.o ex de Una Sobrinha...chorei Ai veio a cirurgia retornei p casa. E Meu filho na mesma situacao c as drogas chamava chorava conversava e nada ele do queria dinheiro.quando n tinha quebrava tudo..um dis saiu c seus amigos e n voltou mais pra casa..fez assalto relampago e nesta aconteceu foi morto pela policia.estou aqui de vez em ela quer voltar a depressao mais comfio no Deu Maravilhoso a Minha Vida.esta em suas.maos senhor

    • Nossa nunca tinha me identificado tanto com um texto quanto me identifiquei com esse ,eu luto com isso todos os dias e sei o quanto e difícil ,ninguém te entende e nem se quer se preocupa ...mas um dia se Deus quiser vai melhorar .

      • Vai sim ore a Deus que ele vai te curar pois tive essa doença durante muitos anos e hoje estou curada pois Deus milagres , e posso ser sem essa doença que estava me matando a cada dia num casamento fracassado tentando salvar , mas entendo que tudo tem um tempo na vida do ser humano há tempo de chorar mais há de tempo de sorrir e ser feliz . To vivendo esse vida nova gracas a Deus ,pois só sabe dá doença da depressão quem passa pois é facil julgar quando se é espectador . Difícil é passar por ela e se levantar e dizer chegar to viva tenho que viver e pedir a Deus força pra se levantar. Bjs

      • Vai sim querida conheço pessoas que hoje estão bem ? se apague naquilo que creia. E pouco a pouco vai ficar bem. Fazer as medicações e auxílio de profissionais. São as tensões das vida querendo nos aprisionar e as críticas que nos acompanham. Pessoas querendo ditar seu valor. ?

    • Que Linda história de superação Maria Luíza, Deus é maravilhoso é ele o socorro bem presente na hora da angústia, não desanime, nos momentos mais difíceis segure nas mãos dele e vai, vc vai vencer, forte abraço

    • Querida a vida é uma luta. Vença essa doença que pode nos matar espiritualmente, tenha Deus primeiramente e erga se pois é ao vc que se ama, aonde vc enxerga que vida e curta se alegre viva mais e se exponha ao o mundo. Não é fácil, mas não é impossível

  • Maravilhoso texto. Luto contra a deprecao e vc conseguiu descrever perfeitamente o que se passa comigo. Parabens

  • Aí que dó, que todos os depressivos se matem logo, bando de fresco sem ter oque fazer, só tá querendo chamar atenção.

    • VOCÊ QUE DEVERIA SE MATAR,NÃO TEM EMPATIA COM AS DIFICULDADES ALHEIA,SO MOSTRA QUE E UM EGOISTA E INSENSIVEL

    • vc e um idiota mesmo,vai estudar pra aprender a respeitar os outros,seu mal educado.um dia vai acontecer com vc.Seu imbecio.

    • Que Deus tenha misericórdia de ti pois quando acontece com alguns ele só encontra uma saída se........cuidado com o que sai da boca

      • Genny não fale isso Deus não quer que ninguém tire a sua vida. Jamais não vamos nos rebaixar e sim ajudar ao próximo

    • Vitor se eu pudesse escolher entre me livrar permanentemente da depressão ou ser VOCÊ , eu escolheria continuar sendo depressivo pois eu aguento o peso da minha doença, mas não aguentaria ser o "LIXO" que você é !

    • Vitor se eu pudesse escolher entre me livrar permanentemente da depressão ou ser VOCÊ , eu escolheria continuar sendo depressivo pois eu aguento o peso da minha doença, mas não aguentaria ser o "LIXO" que você é !

    • Bom dia Amigo Vitor!!
      O respeito é bom de todo mundo gosta......
      Seja humano, devemos respeita o próxmo!
      Esta é a doença do século.....

    • Vitor, o que Deus te reserva e muito pior do que depressão, será na sua melhor fase da vida, aguarde pessoas como você acaba rastejando como uma cobra.

    • ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
      E DOR DE CABEÇA JÁ SENTIU?
      DOR DE DENTE? DOR DE BARRIGA? VONTADE DE URINAR?
      FOME? SEDE?
      SE VOCÊ NÃO SENTE NÃO SIGNIFICA QUE OS OUTROS NÃO SINTAM!!! LEMBRE-SE; VOCÊ É HUMANO, NÃO ADIANTA SE ENGANAR!!!
      Amarás teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22,39).
      DEUS NOS ABENÇOE!!!

    • Isso a diana a depressão derruba mesmo, mas não deixe de se expressar isso ajuda muito.se expor falar o que sente, sabe o que me ajuda muito além. De tomar. Remédios?
      Caminhar , cozinhar eu adoro fazer comida para amigas família, mesmo quando não te amam fazer algo com.amor nos. Fortalece. Tente fazer algo que te conforte! Além de Deus pois ele é o.nosso suprimento diário fique em paz e vamos conversar mais. Bjs

    • Vitor veja bem o que comenta viu , tomara Deus que nunca passe por isso . Nojento sem noção , um verdadeiro crápula sem coração .

    • Eu gostaria que você Vitor, se é esse seu nome, nunca viesse a descobrir o que é essa maldita doença, porém tudo o que plantamos, colhemos, e é certo que colherás, esteja preparado, não será fácil, mas que sirva ao menos para ensinar você a ter compaixão pela dor dos outros.

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

12 horas ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

12 horas ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

1 dia ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

3 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

3 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

5 dias ago