Categories: comportamento

Abrindo os olhos aprendemos mais do que abrindo a boca

Dizem que temos dois olhos e uma boca para observar o dobro do que falamos. Leve esta premissa em consideração na hora de estabelecer suas relações pessoais.

Abrindo os olhos a partir do coração entendemos e descobrimos muito mais coisas do que abrindo a boca.

Porque o primeiro passo para se conectar com alguém é saber escutar e saber olhar, e tudo isso deve ser feito previamente, com os lábios fechados.

A sociedade de hoje precisa desta introspecção na qual atender ao mundo a partir do silêncio do coração, e da mente que primeiro entende e que nunca julga.

A pressa, as redes sociais, sempre ansiosas por compartilhar os últimos boatos, nos levam, às vezes, a essa necessidade pelo imediato em que não há tempo para a reflexão.

Por isso, hoje, em nosso espaço, propomos a você ir com calma, respirar e começar a ver as coisas com os olhos bem abertos e o coração “iluminado”. Você se anima?

Abrir os olhos para abrir a mente

É bem possível que você já tenha ouvido falar do movimento slow, ou “devagar”, em inglês. É uma corrente cultural com grande transcendência psicológica e, ao mesmo tempo, emocional.

Quem iniciou esta proposta de pensamento e atitude diante da vida queria, acima de tudo, nos fazer questionar esse ritmo acelerado que nos trazem as novas tecnologias, em que a hiper-conexão diminui a qualidade da comunicação, e na qual se valoriza o imediatismo.

Assim como existe também uma reação contra a comida rápida (fast food), reclama-se por uma mudança de conceito em relação a este ritmo ao qual muitos de nós estamos submetidos.

A população, em geral, deixou de olhar para os olhos para olhar para telas, e não só isso. As relações entre as pessoas também exigem que reflitamos um pouco sobre os seguintes aspectos.

A necessidade de escutar antes de falar

Uma das coisas que mais podem nos incomodar em nossas conversas com algumas pessoas é quem escuta não para compreender, mas para responder

– Antes de abrir a boca é necessário abrir os olhos, os ouvidos, para pôr em andamento os mecanismos da comunicação empática.
– A comunicação empática é aquela na qual se atende por igual tanto o aspecto verbal quanto o não-verbal.
O primeiro leva em conta a mensagem que está sendo comunicada, mas os olhos devem estar atentos para os detalhes, gestos, expressões e todo esse mundo emocional que pode ser lido em nossos rostos.

É fundamental nos desligarmos da pressa para desfrutar esses diálogos relaxados, em que podemos nos conectar 100% com quem está à nossa frente.

O olhos que sabem “contemplar” se conectam com o coração

Já dizia Sócrates que a arte de contemplar é a virtude de nos perguntar o porquê das coisas.

Deveríamos saber diferenciar a arte de “ver” da necessidade de saber “contemplar”.

– Quem se limita apenas a “ver” descobre a forma das coisas, a aparência externa das pessoas e essa superficialidade na qual não se aprofunda.
– Quem apenas “vê” se deixa levar pelas aparências e por seu próprio julgamento, sem jamais se conectar com quem está à sua frente.
– Mas quando contemplamos nossa realidade, o fazemos desde um vínculo mais íntimo. A partir dessa consciência que conecta olhos com coração, que se preocupa, que busca um porquê para cada coisa e estabelece uma união excepcional com seu entorno e as pessoas com quem habita.

Os olhos dizem a verdade, as bocas apenas liberam rumores

Pode-se dizer que olhos sinceros jamais precisarão de legendas, porque o olhar é o reflexo de nosso mundo emocional. Assim, se os olhos têm essa capacidade tão “mágica”, façamos um bom uso deles.

Ouça sem julgar, contemple sem emitir julgamentos e permita-se se aproximar da pessoa que fala para entendê-la de maneira íntegra e respeitosa.

– Use os olhos para obter informações, mas, em seguida, escolha bem cada uma de suas palavras. Jamais as use para fazer mal, seja sincero, mas não agrida com a sua comunicação.
– Quando se encontrar com alguém que não mantém o olhar, que evita olhar nos seus olhos, pergunte-se por quê. – Talvez seja desconfiança ou timidez, mas é necessário que, durante o diálogo, as pessoas se olhem cara a cara.
– Em nossas relações cotidianas nos encontramos mais de uma vez com os boatos. São essas bocas que falam sem saber, que levam uma vida precipitada e que não praticam o respeito nem a inteligência emocional.

via Melhor com Saúde

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

12 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

12 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago