Categories: Ester Chaves

Por que você faz papel de trouxa?

 

Nos últimos dias, tenho lido muitos textos sobre pessoas que se dizem vítimas de sua própria bondade.

São àquelas que se colocam à disposição para desempenhar um papel generoso na vida de alguém e logo viciam, começam com pequenos favores e de repente, esquecem a própria vida e se doam de corpo e alma para o outro.

Ajudar as pessoas é uma missão louvável, desde que você saiba exatamente o quanto pode se dedicar àquela tarefa e o quanto essa “ajuda” não vai sacrificar uma parte importante do seu tempo que deveria ser preenchida com gentilezas em prol da sua própria felicidade.

Algumas relações têm objetivos bem delineados e prazo de validade estabelecido.  Acompanham o tempo de duração dos benefícios e ponto final.

Aquela história de “uma mão lava a outra” simplesmente não funciona. A ajuda, o “socorro” é sempre unilateral e você se flagra sempre se doando mais que o necessário, correndo pra cumprir compromissos que não são seus, se sacrificando pra estar presente onde você não se encaixa e não chega a ser nem um adorno, ou seja, você é praticamente um trouxa profissional.

Não é que vai cobrar retorno pela gentileza que faz nem ficar fazendo conta e anotando as alegrias que proporcionou a alguém, considerando que a gratidão é atitude fora de moda nesses tempos “líquidos”, o mínimo que se espera é um agradecimento.

Mas não é isso que acontece. Sua “generosidade” é considerada apenas mais um ato de quem está disponível demais, com o coração escancarado enquanto o outro apenas aceita o “serviço”.

Torne-se indisponível quando perceber que está desempenhando sucessivos “papéis de trouxa”. Não se doe exageradamente a ponto de colocar em risco o seu amor próprio.

As boas relações não precisam de amostras e consideração de afeto o tempo todo, elas se sustentam pelo que têm de sólido e verdadeiro, e isso inclui todos os sentimentos benéficos e a reciprocidade.

Ser bondoso não significa ser “profissional em fazer papel de trouxa”. Ninguém quer ser ludibriado ou se sentir culpado pelo bem que faz.

A bondade e a culpa não andam juntas. Abandone essa mania de estar sempre disponível para os outros enquanto sua alma esperneia.

Abandone os favores improdutivos e as amizades temporárias. Saiba direcionar essa explosão de bons sentimentos para o que/quem realmente precisa e agradece.

Ester Chaves

ESTER CHAVES é uma escritora brasiliense. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e Pós-graduada em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atuante na vida cultural da cidade, participa de vários eventos poético-musicais. Já teve textos publicados em jornais e revistas. Em junho de 2016, teve o conto “Os Voos de Josué” selecionado na 1ª edição do Prêmio VIP de Literatura, da A.R Publisher Editora.

View Comments

Share
Published by
Ester Chaves
Tags: Trouxa

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

2 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

2 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

3 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

5 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

5 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

6 dias ago